Especial do D.O.: Cubatão sediará centro de pesquisa em meio ambiente gerido pela USP

Primeiro centro ambiental do país terá cursos de pós-graduação e extensão nas áreas de preservação dos recursos naturais

qui, 03/08/2006 - 12h31 | Do Portal do Governo

O Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (Cepema), construído pela Petrobras nas proximidades da Serra do Mar, e doado à USP, foi inaugurado no dia 25 de julho. O complexo foi erguido em terreno de 20 mil metros quadrados pertencente à Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão. A administração ficará a cargo da USP, com a participação das universidades locais.

No espaço, primeiro centro ambiental do País, serão ministrados cursos de pós-graduação e extensão nas áreas de preservação dos recursos naturais e ambientais. A construção do complexo custou R$ 12 milhões e é uma compensação pela poluição causada pela refinaria, no passado, que prejudicou a região de Cubatão.

Foi negociada em um Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta Ambiental entre a estatal, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e o Ministério Público, assinado no dia 4 de março de 2004.

Durante os cinco primeiros anos, a Petrobras assumirá a manutenção do centro. Depois disso, a responsabilidade passará à USP. O objetivo da unidade é consolidar, aplicar e difundir os conhecimentos existentes nas universidades, centro de pesquisas e do setor industrial no tratamento de questões relacionadas ao meio ambiente. O público-alvo são professores, estudantes, pesquisadores, ONGs, agências ambientais, indústrias e a comunidade.

Ensino e pesquisa – No Cepema serão desenvolvidos cursos de pós-graduação e extensão nas áreas de preservação dos recursos naturais, gestão ambiental e de resíduos industriais. A idéia é que, além de propiciar o aperfeiçoamento profissional, sejam estabelecidas competências na área ambiental, tendo como destaque a comunidade. Serão realizadas também avaliações, como emissões atmosféricas e de qualidade do ar, efluentes hídricos e qualidade de corpos d’água, resíduos sólidos e águas subterrâneas.

Isso será feito com o propósito de promover estudos sobre as melhores práticas e desenvolvimento tecnológico para aplicação na gestão ambiental das indústrias de Cubatão. Além disso, o centro manterá intercâmbio com órgãos públicos, organismos internacionais e entidades privadas, nacionais ou estrangeiras, visando à cooperação para a criação do ensino e da pesquisa na área de meio ambiente.

Reabilitação de animais – Projetado pelo arquiteto Carlos Brakte, o complexo tem 4 mil metros quadrados de área construída e fica em frente à Rodovia Cônego Domenico Rangoni. Tem seis laboratórios, almoxarifado, salas de apoio, seis salas de aula, auditório com 125 lugares, centro de documentação, duas suítes para pesquisadores e área administrativa. Além do prédio principal, serão construídos, em etapa posterior, um centro de triagem e reabilitação de animais da fauna silvestre, viveiro de mudas, sistema de tratamento de efluentes hídricos e área para segregação de resíduos sólidos e reciclagem/reutilização. O complexo terá áreas de suporte, como administração e estacionamento.

O Centro de Triagem e Reabilitação de Animais compõe-se de duas salas para atendimento a emergências, cozinha e área para manutenção de mamíferos, aves e répteis, durante o período de recuperação. O viveiro de mudas terá capacidade para abrigar dez mil espécies nativas da mata atlântica da região.

Claudeci Martins – Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)