Especial do D.O.: Conselho consultivo e comunidade comemoram 44 anos da Ilha do Cardoso

Área verde exuberante, localizada na divisa entre São Paulo e Paraná, tem 13,5 mil hectares de Mata Atlântica conservada

qui, 20/07/2006 - 11h37 | Do Portal do Governo

O Parque Estadual da Ilha do Cardoso, em Cananéia, litoral sul do Estado, festejou, na primeira semana de julho, 44 anos como área de preservação ambiental. Na ocasião, o conselho consultivo do parque realizou a centésima reunião em sua sede no Núcleo Perequê, uma vila da ilha. Além dos conselheiros, compareceram funcionários, monitores ambientais e moradores.

O colegiado avaliou suas atividades desde 1998, quando foi criado, e fez retrospectiva das ações desenvolvidas nas mais de quatro décadas do parque. Cada conselheiro apresentou sua experiência e relatou a importância dessa forma de gestão participativa no dia-a-dia do local.

O grupo tem 18 integrantes. São representantes de cada comunidade do parque (Marujá, Enseada da Baleia, Pontal do Leste, Itacuruçá, Cambriú e Foles), pessoas ligadas ao poder público (prefeitura e câmara de Cananéia, Instituto de Pesca, Ibama, Secretaria de Educação do Estado e Parque Estadual da Ilha do Cardoso) e ainda representantes de ONGs e entidades (Fundação SOS Mata Atlântica, Centro de Estudos Ecológicos Gaia Ambiental, Pastoral dos Pescadores de Cananéia, Colônia de Pescadores Apolinário Araújo, Associação de Monitores Ambientais de Cananéia e Associação Comercial e Empresarial de Cananéia).

Empenho e persistência

Os integrantes reúnem-se mensalmente para debater assuntos referentes aos programas de gestão aplicados na ilha. Atualmente, o colegiado serve de modelo para outras unidades de conservação no Estado. O conselheiro Ezequiel de Oliveira Junior é conhecido habitante da ilha e presidente da Associação dos Moradores do Marujá. Diz que o conselho consultivo e o plano de manejo são grandes conquistas, que trazem benefícios tanto para o parque como para as comunidades que ali vivem. Marcos Campolim, responsável pelo expediente do parque e coordenador do conselho, elogiou funcionários, monitores ambientais e voluntários. Ressaltou que a Ilha do Cardoso encontra-se preservada em virtude do empenho e da persistência dos membros do colegiado e comunidade.

Conquistas e benefícios

Campolim citou algumas conquistas e benefícios para o parque, como ordenamento da visitação pública, apoio e incentivo ao turismo de base comunitária, atividades de estudos, centros de visitantes interativos, programa de visitação pública para escolas, atuação conjunta com o Ministério Público, criação do grupo de trabalho interinstitucional para questões indígenas, reconhecimento das comunidades tradicionais, elaboração e revisão do plano de manejo e a criação do conselho consultivo.

A festa dos 44 anos contou com exposição de imagens do local e almoço coletivo. Houve ainda a apresentação dos Jovens Fandangueiros do Itacuruçá, grupo musical formado por moradores locais, que dançaram e cantaram o tradicional fandango caiçara.

Paraíso atlântico

A Ilha do Cardoso fica no Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape-Cananéia-Paranaguá, que se estende de Peruíbe até a cidade de Paranaguá, no Estado do Paraná. São 200 quilômetros de litoral em que se conserva a maior parte das áreas remanescentes de Mata Atlântica no Estado.

É reconhecida como patrimônio natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) desde1992. Apresenta inúmeros atributos que justificam sua importância internacional, por estar situada em área prioritária da reserva da biosfera da Mata Atlântica.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente

 

(AM)