Especial do D.O.: Comunidade do município de Taquaritinga ganha unidade do Casa

É a oitava unidade do Centro de Atendimento Sócio-Educativo ao Adolescente no Estado

qua, 20/09/2006 - 14h30 | Do Portal do Governo

Na semana passada, o governo do Estado inaugurou o Centro de Atendimento Sócio-Educativo ao Adolescente (Casa) da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem), em Taquaritinga, na região de Araraquara. É a oitava unidade do Casa no Estado. Tanto o modelo arquitetônico como a estrutura de segurança e a capacidade dos prédios seguem padrões recomendados pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Esse novo posto acomodará no máximo 60 menores.

A unidade de Taquatitinga recebeu investimento de R$ 2,5 milhões e vai gerar mais de 80 novos empregos diretos no município. São 2.482 metros quadrados de área construída com capacidade para até 40 adolescentes em regime de internação e 16 em internação provisória. Nas duas alas térreas ficam a portaria; administração; salas para visitantes, funcionários e segurança, refeitório, e os setores pedagógico, psicológico e médico-odontológico. No primeiro estão instalados os dormitórios, a biblioteca e as salas de convívio; e, no segundo, a cobertura do prédio, com quadra poliesportiva e espaço para banho de sol e lazer.

Parcerias – As unidades do Casa são administradas em parceria com entidades não-governamentais, que são responsáveis por desenvolver atividades pedagógicas para os adolescentes atendidos, além de cuidar da parte operacional do prédio. Os critérios adotados pela Febem para escolher os locais onde os postos são construídos estão sendo feitos a partir da demanda que cada cidade apresenta em relação ao número de internos atendidos pela instituição e da disponibilidade de terrenos estaduais nesses municípios.

EE do município também ganha reforma

O município também ganhou a reconstrução da Escola Estadual Professor Francisco Silveira Coelho, que atende a 1.127 alunos do 2º ciclo e do ensino médio. A instituição de ensino sofreu desabamento parcial e o governo do Estado investiu R$ 450 mil para restaurar as oito salas. Também foi autorizada a cobertura da quadra poliesportiva, obra que deverá estar concluída em dois meses.

Da assessoria de Imprensa do Palácio do Governo

 

(AM)