Especial do D.O.: Circo Roda Brasil apresenta linguagem inovadora em espetáculo no Memorial

Montagem Stapafúrdyo, resultado da união dos grupos Parlapatões e Pia Fraus, pode ser vista até o dia 15 de outubro

ter, 01/08/2006 - 11h52 | Do Portal do Governo

O espetáculo sob a lona do picadeiro exibe malabaristas, trapezistas e palhaços. Mas as semelhanças entre as apresentações do Circo Roda Brasil e as de circos tradicionais são poucas além dessas. A montagem Stapafúrdyo, que a trupe de 20 pessoas formada pela união das companhias Parlapatões e Pia Fraus apresenta no Memorial da América Latina, até o dia 15 de outubro, mostra linguagem inovadora.

As diferenças começam na própria estrutura da lona. O projeto da tenda é inédito no Brasil. Sem mastros internos, é sustentada por dois arcos localizados do lado de fora, que garantem boa visibilidade de qualquer ponto da platéia e mais espaço para as evoluções dos shows aéreos. Num visual moderno, o cenário traz imagens de grafite que compõem várias passagens da encenação acrobática, realizada com vigor físico próximo do apresentado nos espetáculos internacionais. A preparação das técnicas circenses, do diretor do Picadeiro Circo-Escola, José Wilson Moura Leite, integra ainda elementos da capoeira ao show.Estranho e divertido – Efeitos de luz, bonecos infláveis e manipulação de objetos também são atrativos especiais. Inspirada na visão de mundo do cineasta Federico Fellini, a linguagem da apresentação revela um universo ao mesmo tempo estranho e divertido, direcionado ao entretenimento de toda a família. Com roteiro e direção de Hugo Possolo (Parlapatões), Stapafúrdyo inova também na performance, mesclando os números acrobáticos com street dance e saltos na cama elástica com vôos inusitados.

O argumento foi elaborado por Beto Andreetta (Pia Fraus), Hugo Possolo e Raul Barretto (Parlapatões) e parte do mote “errar é humano”, representado na excentricidade dos palhaços e nas figuras caricatas que ganham vida na pele dos acrobatas. A música, composta por André Abujamra (bandas Karnak e Mulheres Negras), é tocada ao vivo pela Banda Trombada (pelos artistas Carlos Bauzys, Fernando Thomaz e Marcelo Dworeck). A trilha sonora estabelece o clima de cada número circense com diferentes ritmos e molho brasileiro.

A coreografia é assinada por Jorge Garcia (recém-saído do Balé da Cidade) e segue o mesmo percurso de fusão de linguagens, com a mistura de elementos da cultura popular ao gestual urbano. Para sua elaboração, teve o suporte das danças de rua do coreógrafo e acrobata Márcio Pial.SERVIÇO

Espetáculo Stapafúrdyo – Circo Roda Brasil

Memorial da América Latina:

Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo

Às sextas-feiras, às 21 horas; sábados e domingos, 17 e 20 horas

Preço: R$ 20; estudantes e idosos pagam R$ 10

Informações, pelo telefone (11) 3061-9799 ou no

Site www.parlapatoes.com.br <http://www.parlapatoes.com.br/>

Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)