Especial do D.O.: Abertas inscrições para Prêmio Design Museu da Casa Brasileira

Premiação é considerada a mais respeitada e tradicional do setor no Brasil

qua, 12/07/2006 - 14h04 | Do Portal do Governo

O Museu da Casa Brasileira (MCB) recebe até o dia 8 de agosto inscrições para a 20ª edição do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, considerada a mais respeitada e tradicional premiação do setor no país. De acordo com Adélia Borges, diretora do museu, “é a premiação de design de maior longevidade em nosso país”.

A iniciativa surgiu em 1986, quando o publicitário Roberto Dualibi dirigia o MCB. O prêmio abrange todos os equipamentos para a habitação, nas categorias Mobiliário, Utensílios, Iluminação, Equipamentos, Eletroeletrônicos, Equipamentos de Construção, Têxteis e Revestimentos, Trabalhos Escritos e Novas Idéias/Conceitos.

O 20º Prêmio Design MCB realizou, no primeiro semestre, concurso para sua identidade visual. O vencedor foi o designer Taiam Ebert, de São Paulo, que utilizou a imagem de uma cadeira, que já foi tema da identidade de edições anteriores, com um trabalho original e de muita força gráfica. Na avaliação do júri, o profissional encontrou uma solução sintética, impactante, e resolveu todas as aplicações solicitadas de forma sensível e profissional.

As bandeiras de Volpi, telhados de casas brasileiras de duas águas, profusão de cores e colchas de retalhos foram utilizados pelo designer Rogério Ubirajara Di Machado, de Goiânia, para criar seu trabalho, que ficou em segundo lugar. O terceiro colocado foi Alessandra Kalko, de São Paulo, que recorreu à imagem de uma trena para expressar o processo produtivo que envolve o design.

Cláudio Rocha, Fernanda Martins, Helga Miethke, Milton Cipis, Priscila Farias, Rogério Batagliesi e Ruth Khotzel (presidente e curadora da realização) participaram do júri. Clareza de comunicação, conceito, originalidade, viabilidade técnica e econômica e boa aplicação da imagem em todas as peças de comunicação foram os critérios utilizados para avaliação.

Prêmio e design brasileiro: 20 anos de história

A trajetória do Prêmio Design MCB nesses 20 anos se confunde com a própria história do design brasileiro. Na primeira edição, em 1986, um dos premiados foi a cadeira Paulistano, de autoria do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, que recentemente conquistou o Prêmio Pritzker de Arquitetura. Adélia explica que “de lá para cá passaram por este museu estadual cinco diretores, e todos continuaram a realizar o prêmio, o que nem sempre é usual em instituições públicas e mostra a força com que a iniciativa nasceu”.

Entre os vencedores, nas edições anteriores, estão Michel Arnoult, Ângela Carvalho, Empório Beraldin, Singer, Deca, Philco, Itautec, Lumini, Nelson Petzold, irmãos Campana e Carlos Motta. Neste ano, a cerimônia de premiação e abertura da exposição dos produtos selecionados e premiados será realizada no dia 5 de dezembro. A exposição seguirá do dia 6 de dezembro a 21 de janeiro de 2007.

SERVIÇO

20º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira

Inscrições começaram no dia 8 de julho e terminam no dia 8 de agosto

Informações: www.mcb.sp.gov.br ou premiodesign@mcb.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa do Museu da Casa Brasileira

 

(AM)