Especial Dia Mundial da Água

Governo de São Paulo investe na recuperação de mananciais e programas de redução de consumo da água

dom, 22/03/2009 - 11h08 | Do Portal do Governo

Hoje, 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água. Criado pela ONU há 17 anos tem como objetivo conscientizar e elaborar medidas práticas para evitar a poluição e futuro desaparecimento da água. Rios, lagos e represas estão sendo contaminados, poluídos e degradados.

O Governo do Estado possui vários programas que visam amenizar ou estancar esses processos. Apenas neste mês, o governador José Serra entregou equipamentos para a limpeza dos mananciais e anunciou duas obras de esgotamento sanitário que vão contribuir para a despoluição da represa Guarapiranga.  Com investimento de R$ 20 milhões, as obras, que integram o “Programa Mananciais – Vida Nova”, aumentarão, em dois anos, os índices de coleta e tratamento em Itapecerica da Serra de 4% para 50% e beneficiarão diretamente 90 mil pessoas e, indiretamente, 3,7 milhões de pessoas abastecidas pela Guarapiranga.

Para o projeto Tiête II, o Governo do Estado destinou a R$ 1,5 milhão para obras na região de Embu-Mirim, Os bairros beneficiados são Centro, Paraíso e Nissalves. Já a “Operação Defesa das Águas” visa impedir invasões e depredações dos mananciais e das matas. A operação foi iniciada pela zona sul da capital, atacando o problema inicialmente nas regiões das represas Guarapiranga e Billings.

 Além das represas, os córregos também estavam em observação. O “Programa Córrego Limpo”, já despolui seis córregos na capital e o mais atual deles, o “Programa de Uso Racional de Água, da Sabesp, ajudou a economizar 21 milhões de litros em 500 escolas municipais de São Paulo. São idéias simples como: pesquisa e correção de vazamentos, programas de educação ambiental, troca de equipamentos comuns por equipamentos de baixo consumo de água. O programa também será realizado na rede estadual de ensino. Além das escolas, o Pura foi implementado em outros estabelecimentos públicos na Região Metropolitana de São Paulo, como o Parque Zoológico de São Paulo, o Mercado Municipal da Lapa e o Centro de Formação de Soldado do Estado de São Paulo.