Especial Dia do Trabalho: Obras do Governo já geraram juntas quase 140 mil empregos

Rodoanel, Nova Marginal, Expansão dos Transportes Metropolitanos e CDHU são os responsáveis

sex, 30/04/2010 - 13h30 | Do Portal do Governo

As obras do Governo de São Paulo além de beneficiarem o trânsito, a educação, a saúde dos paulistas, ajudam muito na criação de vagas de emprego. Só as construções dos trechos do Rodoanel e da Nova Marginal foram responsáveis por 47 mil empregos, diretos e indiretos, sendo 41 mil vagas e 6 mil respectivamente. As obras do plano de Expansão do Transporte Metropolitano nas regiões de São Paulo, Baixada Santista e Campinas foram responsáveis até agora pela criação de mais 40 mil postos de trabalho diretos, juntando CPTM, Metrô e EMTU. Na CDHU são mais quase 52,4 mil empregos.

Rodoanel

Durante a construção do Rodoanel, esses 41 mil operários foram os responsáveis por transformar 348 mil metros cúbicos de concreto moldado, 458 mil metros cúbicos de pavimento de concreto, 380 mil metros cúbicos de areia, outros 327 mil metros cúbicos de material betuminoso, além de 540 mil metros cúbicos de pedras no que se vê agora no Complexo Viário, além de lidar com 2.750 equipamentos entre escavadeiras, rolos compactadores, caminhões, tratores etc. Leia mais aqui.

Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos

Os empregados nas obras de expansão dos transportes metropolitanos tem em suas mãos o cuidado de transformar os R$ 21 bilhões, que serão investidos ao todo no programa, para aumentar em quatro vezes a extensão do sistema metro-ferroviário, sempre com padrão de qualidade de metrô. São novas estações de Metrô,  reforma e adequação de estações da CPTM para oferecer  condições de acessibilidade. Leia mais sobre as obras do Metrô e da CPTM aqui e aqui.

Nova Marginal Tietê

A Nova Marginal Tietê, que teve sua primeira etapa de obras já entregue, empregou 6 mil pessoas que construíram três novas faixas em cada sentido, totalizando 46 quilômetros de novas pistas. Ainda estão sendo construídos mais quatro novas pontes (Complexo Bandeiras, Cruzeiro do Sul, Tatuapé e Complexo Dutra/Castelo Branco) e três viadutos, que devem ser concluídos até outubro. Saiba mais aqui.

CDHU

Nas obras em andamento da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano estão sendo gerados 52.366 empregos diretos e indiretos. E como as construções continuam crescendo, esse número deve subir ainda mais. A prova disso são as assinaturas de protocolos de intenções do Programa Especial de Melhorias (PEM) com 125 prefeituras do Estado.  O documento é a primeira fase para execução de obras de acessibilidade e infraestrutura em conjuntos habitacionais entregues pela CDHU.

O governo estadual investirá R$ 20 milhões para promover melhorias em conjuntos já entregues pela CDHU com a construção de centros comunitários e outros equipamentos de uso coletivo. Os projetos deverão contemplar os princípios do Desenho Universal. As obras incluem rampas de acesso, recuperação e rebaixamento de calçadas   e infraestrutura de informática para futura instalação de equipamentos de inclusão digital. Leia mais sobre as construções da CDHU aqui.

Do Portal do Governo do Estado com informações das Secretarias de Tranpostes, Transportes Metropolitanos e da CDHU