Especial Dia do Trabalho: Ensino superior impulsiona mercado de trabalho

Ampliação do número de vagas em instituições de qualidade garante qualificação aos novos profissionais

sex, 30/04/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo tem investido na formação de mão de obra qualificada com o aumento do número de vagas nas universidades públicas paulistas – USP, Unesp e Unicamp -, com a ampliação das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) e a criação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). A ampliação do acesso ao ensino superior é uma das prioridades do Estado que visa com essas medidas construir um mercado de trabalho mais qualificado e expandir o acesso ao ensino superior público.

Os números comprovam este aumento. As vagas aumentaram em mais de 100% nos últimos anos, passando de 14.892 para 31.750. Entre o período de 1995 e 2010, o número de vagas na USP passou de cerca de 7 mil para 11 mil, na Unesp de cerca de 4 para 7 mil e, na Unicamp, de 2 para mais de 3 mil.

Uma das experiências de sucesso que vincula universidade e trabalho tem sido desenvolvida pelo campus de Marília da Unesp. Trata-se do Programa Portal Estágio e Primeiro Emprego, pioneiro em universidades estaduais (http://ffc-estagio-emprego.unesp.br/ criado com o objetivo de facilitar a inserção dos estudantes no mercado de trabalho.

Ensino semipresencial 

Além do aumento de número nas tradicionais universidades, o Governo de São Paulo criou em 2009 o Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) como proposta de ampliar o acesso ao ensino superior público de qualidade. O Programa foi criado em parceria com as três universidades paulistas e com o Centro Paula Souza.

O primeiro curso oferecido foi o semipresencial em Pedagogia em parceria com a Unesp. As aulas começaram em março deste ano para aproximadamente 1.350 alunos. O curso tem duração de 40 meses – o que equivale a pouco mais de três anos. As atividades são 60% online e 40% presenciais, realizadas em 21 cidades do Estado – capital, interior e litoral. Em termos numéricos, as 1.350 vagas de Pedagogia Univesp/Unesp representam um aumento de 21% no número total de vagas da Unesp. Os números também conferem um salto na oferta do curso de pedagogia nas estaduais paulistas, que quase triplica.

Em expansão, o Programa Univesp também comemorou este ano a entrada da USP, com a formalização da licenciatura em Ciências Univesp/USP, curso de graduação inédito no País. Com vestibular previsto para este ano, serão oferecidas 360 vagas em quatros polos da universidade – São Paulo, São Carlos, Piracicaba e Ribeirão Preto. 

Os cursos da Univesp têm os seus projetos acadêmicos e conteúdos formulados pelas universidades, assim como o processo de seleção dos alunos e avaliação de seu desempenho nos cursos. À Univesp cabe garantir as condições materiais, financeiras e tecnológicas para a realização desses cursos, acompanhando, de modo integrado com a instituição parceira, a sua realização, desenvolvimento e aproveitamento dos alunos. 

Outra frente no ensino superior público são as Faculdades de Tecnologias do Estado (Fatecs) que ganham força e espaço no mercado com o plano de expansão do ensino profissional do Governo de São Paulo. A meta é dobrar o número de Fatecs, passando de 26 para 52 unidades. Hoje, já são 49 unidades em funcionamento, com 47 cursos oferecidos em 46 municípios e mais de 35 mil alunos matriculados. 

Ajuda no primeiro emprego

A Unesp adotou também uma ferramenta de busca por emprego voltada aos seus alunos e recém-formados. Batizado de Portal Estágio e Primeiro Emprego, o serviço é resultado de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e o site trabalhando.com.br, do portal Universia. A instituição é a primeira universidade pública a adotar um sistema dessa natureza. Os interessados podem cadastrar seu currículo gratuitamente e se candidatar às vagas que mais lhes interessam.

Empresas parceiras da universidade e outras que tenham interesse em contratar estudantes e formados pela Unesp podem divulgar oportunidades de estágio, trainee e emprego no trabalhando.com.br. O site publica, diariamente, essas posições nas páginas de empregos das unidades, enquanto uma equipe da Proex faz uma triagem, verificando a idoneidade das empresas e a legalidade das vagas que os candidatos escolhem.

Do Portal do Governo de São Paulo com informações da Secretaria do Ensino Superior