Especial Dia do Trabalho: Empregabilidade entre formados no Centro Paula Souza ultrapassa 90%

Meta de plano de expansão é aumentar o número de matrículas em mais 100 mil nas Etecs e dobrar o número de unidades de Fatecs

qui, 29/04/2010 - 15h30 | Do Portal do Governo

Para oferecer mão-de-obra qualificada aos empreendedores e ao mercado de trabalho, o Governo de São Paulo investe constantemente nas Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e nas Escolas Técnicas (Etecs). Atualmente são 186 Escolas Técnicas (Etecs) e 49 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 200 cidades paulistas. Quem administra todos estas unidades é o Centro Paula Souza, autarquia ligada à Secretaria de Desenvolvimento. As Etecs atendem hoje mais de 180 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, e as Fatecs, cerca de 40 mil alunos nos cursos de graduação em Tecnologia.

De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 93% dos tecnólogos formados pelas Fatecs e 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso.

As estatísticas mostram que 94,4% destes tecnólogos têm vínculo formal de trabalho e ganham, inicialmente, quatro salários mínimos mensais, passando a receber em média, após um ano, 5,5 salários mínimos. Nos formados das Etecs são 87,7% com vínculo formal ganhando, em média, 2,2 salários mínimos.

Nas Fatecs, os setores de saúde, segurança e área ambiental são os que mais empregam (96,2%), seguido por tecnologia da informação (94,4%), infraestrutura (93,6%), gestão e negócios (92,1%), processos industriais (91,5%) e produção industrial (79%). As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 40% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas (19,5%) e pelo serviço público (18,9%).

Já o setor da indústria, é o que mais emprega (24,7%) os técnicos das Etecs do Centro Paula Souza, seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam também são as grandes corporações, com 29,2%, seguidas pelas médias empresas, com 19,4%.

Nesta pesquisa, foram entrevistados estudantes formados em 2007, com o objetivo de avaliar o desempenho desses ex-alunos no mercado de trabalho após um ano do término do curso. A empregabilidade aumentou 9,6 pontos percentuais do momento da conclusão até um ano depois da formatura: de 83,2% entre os concluintes, para 92,8% entre os tecnólogos com um ano de formados. Também cresceu o nível salarial: 17% saíram da faixa de até 3 salários mínimos para receber remunerações maiores.

O Centro Paula Souza define a oferta dos cursos e a criação de novas unidades de acordo com as demandas locais e para contribuir para a inserção dos alunos no mercado de trabalho, geração de renda e desenvolvimento econômico e social nas diversas regiões paulista.

Plano de Expansão

O Plano de Expansão do Ensino Profissional é uma das prioridades da gestão. A meta é aumentar o número de matrículas em mais 100 mil no Ensino Técnico e mais 40 mil no Ensino Médio, nas Etecs. Para o Ensino Tecnológico, pretende dobrar o número de Fatecs, passando de 26 para 52 unidades. Em pouco mais de três anos, o Governo de São Paulo quase que triplicou o número de vagas nas Etecs da capital. Eram 7.150 em 2006 (ensino médio e técnico), frente a 20.810 vagas oferecidas atualmente.

Só na Região Metropolitana de São Paulo (excluindo a capital), nove das 18 Etecs integram o Plano de Expansão do Ensino Profissional: Cajamar, Cotia, Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Poá, Santa Isabel, Santana de Parnaíba e Suzano.

Expansão de profissionais

Para apoiar a expansão das unidades, foi criado o Plano de Carreiras dos Docentes e Técnicos Administrativos, que adapta o quadro de pessoal à expansão prevista até 2010 das Etecs e Fatecs da rede.

O número de docentes e auxiliares de magistério será triplicado, além de dobrar a quantidade de técnico-administrativos. Serão 18.950 cargos públicos para professores e auxiliares e 5.462 para vagas para o administrativo da rede.

Inscrições para Etecs

A partir de sexta-feira, 30, estão abertas as inscrições para o vestibulinho das Etecs. Os interessados em disputar uma das 59.184 vagas para os 76 cursos técnicos deverão se inscrever até 21 de maio. O número de vagas oferecidas é 24% superior em relação ao mesmo período do ano passado (47.699 vagas). O exame será no dia 13 de junho.

Do Portal do Governo de São Paulo e do Centro Paula Souza