Especial D.O.: Trilha da Nascente do Riacho Ipiranga é a nova atração do Jardim Botânico

Local foi concebido para que maior número de pessoas possa ter acesso e interagir com o ambiente

ter, 13/06/2006 - 12h08 | Do Portal do Governo

Quem ainda não conhece o Jardim Botânico de São Paulo – localizado no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (Pefi), zona sul da capital – tem agora um motivo a mais para visitá-lo. As secretarias do Meio Ambiente e da Casa Civil, em comemoração à Semana do Meio Ambiente, inauguraram a Trilha da Nascente do Riacho do Ipiranga. Além de opção de lazer e turismo, a atração está relacionada a importante momento histórico brasileiro: foi palco da declaração da Independência do Brasil.

Construída no interior do terceiro maior fragmento de Mata Atlântica do município de São Paulo, a trilha não atende apenas a propósitos turísticos e históricos. Utilizada anteriormente para pesquisas científicas, foi planejada para ser relevante instrumento de educação ambiental. Com 360 metros de extensão e três áreas de observação, o caminho leva o visitante, inicialmente, a um trecho de mata em recuperação, onde prolifera uma espécie de bambu. A seguir, ladeando o riacho, passa por uma área com grande concentração de palmitos, grandes árvores, cipós e bromélias, podendo inclusive se deparar com macacos, tucanos e preguiças. No trecho final, as pessoas chegam à nascente, onde se observa água límpida brotando do chão.

Além de facilitar o acesso à mata, a trilha foi concebida para que um maior número de pessoas – como aquelas com dificuldades de locomoção – possa chegar ao local e perceber o ambiente. A importância histórica é outra característica. O visitante poderá caminhar às margens do Riacho do Ipiranga – palco da declaração da Independência do País – e chegar a uma de suas nascentes, num dos trechos totalmente preservado.

Preservando o meio ambiente 

Com um deque de madeira sobre estrutura de eucalipto de reflorestamento, a trilha foi projetada e construída de forma a não causar impactos negativos na mata. Em algumas partes, chega a alcançar quatro metros de altura. Todas as árvores foram mantidas – várias trespassando o piso. Mudas de espécies vegetais importantes foram identificadas e replantadas na mata.

Para permitir o acesso de idosos e com limitação de mobilidade, o Jardim Botânico adquiriu um veículo elétrico, disponível na portaria da instituição. Além disso, o caminho que conduz o público até o início da trilha elevada foi pavimentado com solo-cimento (tecnologia que utiliza terra do local adicionada ao cimento) e garante suas características rústicas de textura e cor. Para completar as ações de melhoria do Pefi, o Jardim Botânico providenciou a reforma das calçadas da Avenida Miguel Estéfano. Ganharam gramados e jardins em grande parte da extensão que corta o parque.

Iniciativa promove novas atrações

Atrações como a Trilha da Nascente do Riacho do Ipiranga são resultado do Programa Multisetorial de Ecodesenvolvimento do Pefi (Ecopefi). Além de permitir a ampliação da oferta de serviços e atividades do parque, em áreas de conservação, lazer, educação, entre outras, a iniciativa contribui para o desenvolvimento sustentável do local. O programa engloba todos os órgãos que têm suas atividades no Pefi: Zôo Safári, Instituto de Botânica, Parque de Ciência e Tecnologia da USP, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Centro de Exposições Imigrantes,entre outros.

Por meio do Ecopefi, coordenado pela Secretaria da Casa Civil, está em conclusão o local de recepção de visitantes do parque, na entrada do Zôo Safári. Também foram realizadas atividades culturais conjuntas entre o Jardim Botânico e a Fundação Parque Zoológico. Outras ações são, por exemplo, o planejamento, realizado pela Secretaria de Agricultura, de toda a parte de saneamento do parque e o desenvolvimento, a cargo do Instituto de Botânica, de sistema geral de segurança no local.

SERVIÇO

Jardim Botânico

Av. Miguel Stéfano, 3.031 – Água Funda – capital

Informações pelo tel. (11) 5073-6300 – ramal 229

Da Agência Imprensa Oficial