Especial D.O.: Site divulga documentos, fotografias da família e desenhos de Lobato

Iniciativa do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp possibilita o acesso a trabalhos do autor

ter, 30/01/2007 - 11h37 | Do Portal do Governo

“Loucura? Sonho? Tudo é loucura ou sonho no começo. Nada do que o homem fez no mundo teve início de outra maneira, mas já tantos sonhos se realizaram que não temos o direito de duvidar de nenhum”. Essas são palavras de Monteiro Lobato, um sonhador que, segundo a professora Marisa Lajolo, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), “sempre foi à luta para concretizar seus sonhos”.

O trecho serve também de cartão de visita ao novo site dedicado a Lobato, um dos mais influentes escritores brasileiros do século 20. Feito por pesquisadores do IEL, é resultado do projeto temático Monteiro Lobato (1882-1948) e outros modernismos brasileiros, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O objetivo é divulgar informações a partir de fontes primárias de propriedade da família do autor, arquivadas no Centro de Documentação Alexandre Eulálio (Cedae) do IEL. Estão presentes trechos de livros, documentos de trabalho, fotos de família, desenhos e pinturas em aquarela feitos por Lobato, teses, dissertações e ensaios sobre o escritor e até mesmo imagens digitalizadas de cartas enviadas por ele a amigos e a sua mulher, Maria da Pureza Natividade Gouvêa.

“Nossa proposta é modificar parte da cultura arquivística brasileira de pouca divulgação on-line de documentos. Tornar disponíveis os arquivos na Internet em nada prejudica a importância dos documentos originais”, diz Marisa. “Isso é importante para fortalecer a noção de memória cultural do País, permitindo que outros herdeiros de autores importantes se lembrem que também podem contribuir nesse sentido”, completa.

Memória nacional

Segundo a professora do IEL, outro objetivo do site é levantar a questão sobre os limites dos direitos autorais de domínio público e privado, no que se refere a objetos culturais pertencentes à memória nacional. “É comum ouvir dizer que o brasileiro não tem memória. Mas isso ocorre pela dificuldade de acesso aos documentos que marcam essa memória. Consultá-los, infelizmente, tem sido privilégio de poucos”, ressalta.

Um arquivo com a árvore genealógica de Lobato e a descrição de toda a bibliografia disponível sobre o autor, o que abrange literatura infantil e adulta, obras de referência, artigos publicados em periódicos e textos em jornais e revistas completam a lista de assuntos do site.

“Esse amplo conteúdo abre espaço para que sejam projetadas novas pesquisas sobre Monteiro Lobato, sobre o modernismo paulista e sobre literatura infantil, de modo que o conhecimento passe a ser construído de forma mais sistemática”, afirma Marisa.

O endereço do site é www.unicamp.br/iel/monteirolobato

Thiago Romero – Da Agência Fapesp

 

(AM)