Especial D.O.: Proximidade do carnaval provoca campanha para doação de sangue

Tradicionalmente, a Secretaria da Saúde registra redução de 30% do estoque dos bancos de sangue nos feriados

ter, 30/01/2007 - 12h41 | Do Portal do Governo

Voluntários estão sendo chamados a doar sangue e aumentar o estoque nos hospitais estaduais antes do carnaval. O apelo é da Secretaria de Estado da Saúde, que estabeleceu o Mês do Reforço aos bancos de sangue até a véspera do feriado (17 a 20 de fevereiro).

O receio das autoridades é que durante o período carnavalesco os estoques cheguem a zero, impossibilitando até mesmo a realização de cirurgias.

Tradicionalmente, a Secretaria nota redução de 30% do estoque nos feriados, o que agrava o atendimento médico, pois nessa época há necessidade de muito sangue para o socorro a vítimas de acidentes.

Em Santos, no Hospital Estadual Guilherme Álvaro, a quantidade de doadores caiu de 30 para 15 por dia desde o período de festas de fim de ano. O ideal para a unidade seria receber, diariamente, pelo menos 60 doadores.

No Interior, o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto registrou diminuição no número de doadores diários de 150 para 50. O número ideal é de 80 a 100 doações por dia. Hospitais estaduais como o do Servidor Público e do Ipiranga (em São Paulo), Mário Covas (Santo André) e o Complexo Hospitalar de Sorocaba também estão com seus estoques reduzidos. Em Sorocaba, onde o número de doadores varia de 90 a 100 pessoas por dia, a média despencou para 50, desde o final do ano.

Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 quilos, tem condições de doar sangue. Precisa estar bem alimentada e munida de documento original com foto. Não é permitido para quem teve hepatite após os 10 anos de idade, a portadores de hepatite B, hepatite C, aids e para usuários de drogas injetáveis.

SERVIÇO

Informações na Fundação Pró-Sangue, pelo telefone gratuito 0800 550 300

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

 

(AM)