Especial D.O.: Portal Cidadão.SP conquista o prêmio Top 3 iBest 2006 na categoria governo

Com 140 mil acessos mensais, o site reúne 2 mil serviços estaduais virtuais, inclusive das áreas federais e municipais

qua, 07/06/2006 - 14h05 | Do Portal do Governo

O Portal Cidadão.SP do governo de São Paulo (www.cidadao.sp.gov.br) conquistou o prêmio Top 3 iBest 2006, mesmo sem se inscrever. A sua inclusão na disputa foi feita pelos internautas. De acordo com a Academia iBest Brasileira, responsável pela avaliação dos concorrentes, o portal ficou entre os três melhores na categoria governo. Em sua 11ª edição, o concurso é feito para garimpar e revelar os sites que se destacaram durante o ano.

Instituído em 1995, o prêmio, concedido no mês de maio, é considerado o Oscar da Internet no Brasil. “Receber essa homenagem significa reconhecimento”, afirma Álvaro Gregório, gerente do e-poupatempo (iniciativa do Executivo paulista para levar o padrão de atendimento dos serviços presenciais do Poupatempo ao meio eletrônico). Acrescenta que foi “o único site estadual a ficar entre os dez melhores. Todos os outros eram federais”.

Parceria entre a Casa Civil, Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), Poupatempo, Imprensa Oficial do Estado, Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e Fundação Seade, o portal reúne mais de 2 mil serviços estaduais disponíveis na Internet. Coloca à disposição dos usuários, também, os principais serviços federais e os de 350 municípios. Por mês, são mais de 140 mil acessos.

Outras premiações 

Apesar de estar no ar há menos de dois anos, o portal conquistou outras premiações. Em 2005, recebeu do Fórum Mundial da Sociedade de Informática e da Organização das Nações Unidas (ONU) o World Summit Award. O Cidadão.SP foi considerado o melhor portal de governo do País e a premiação garantiu ao governo de São Paulo assento no Fórum, realizado em Lisboa no mês de abril. Outra conquista no ano passado foi o prêmio TI Governo da editora Plano Editorial, responsável pela publicação das revistas TI Governo e Informática Hoje. Recebeu, ainda, prêmios internos do governo paulista, como o Mário Covas, na categoria Design de Hiper-Mídia, e de Melhor Projeto, da Prodesp.

Serviços atualizados 

Disponível desde agosto de 2004, o portal foi criado para facilitar a vida do usuário que busca serviços e informações na Internet. Em abril, o Cidadão.SP foi lançado em versão móvel e atualmente pode ser clicado por PDA (palm top) e telefone celular. As informações estão dispostas de forma a evitar que as pessoas precisem memorizar siglas e nomes dos órgãos governamentais e simplificar a busca.

No site, o internauta encontra todos os serviços do governo paulista atualizados e organizados. Pode navegar por eventos de vida (onde os temas estão reunidos desde a gestação até a terceira idade), por temas, por órgão prestador, intervalo alfabético ou utilizar o sistema de busca. Quem precisa de algum documento, como RG ou carteira de trabalho, terá todas as informações num único link.

O Prêmio iBest 2006 teve mais de 30 mil candidatos em 42 categorias e recebeu votos de milhões de internautas. Além da votação popular, os portais foram avaliados pelas Academias iBest. Na reta final, somente três concorrentes por categoria foram escolhidos como TOP 3, seja pelo júri popular, seja pela Academia iBest Brasileira, e um deles ficou com o título de melhor da Internet do País.

Da Agência Imprensa Oficial