Especial D.O.: Museu da Língua Portuguesa recebe diploma da Unesco

Em pouco mais de dois meses, atraiu 134 mil visitantes, média de 2 mil por dia

qua, 21/06/2006 - 17h31 | Do Portal do Governo

O Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, em São Paulo, recebeu em Brasília o diploma de reconhecimento na área de comunicação e informação, entregue pela Unesco, instituição da ONU para assuntos de educação, ciência e cultura. Inaugurado há pouco mais de dois meses, atraiu mais de 134 mil visitantes, média de 2 mil por dia.O diploma, que faz parte das comemorações de 60 anos da criação da Unesco, foi entregue à Fundação Roberto Marinho, uma das entidades responsáveis pela criação do museu em parceria com a Secretaria da Cultura.

De acordo com a Unesco, o Museu da Língua Portuguesa oferece, de forma democrática, informações de qualidade para todos e é a primeira instituição do gênero em todo o mundo.O local escolhido para abrigar o museu, a Estação da Luz, foi considerado o mais adequado por ter sido, no passado, ponto de encontro entre o Português aqui falado e outros idiomas. A Luz era a primeira visão de São Paulo dos imigrantes que chegavam à cidade em trens vindos do Porto de Santos. Hoje, a famosa estação ainda convive, diariamente, com sotaques originários de todas as partes do País.

Arsenal tecnológico – O museu funciona no prédio acima da plataforma dos trens, onde, no início do século 20, estavam situados os escritórios da companhia férrea. Em suas dependências, são bem-vindos tanto escritores e acadêmicos como aqueles que, por local de nascimento ou por irreverência, adotam sotaques e gírias, dando novos sentidos a palavras conhecidas.As noções de “língua culta” e de “erro e acerto” não foram preocupações na elaboração da exposição permanente, que trata a língua como patrimônio dinâmico, em transformação constante. E, portanto, perfeitamente compatível com o arsenal tecnológico, a virtualidade e a interatividade que caracterizam o museu.O projeto, orçado em R$ 37 milhões, recebeu também recursos de empresas dos setores privado e público, como IBM do Brasil, Correios, Petrobras, Instituto Vivo, Votorantim, Eletropaulo e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Da Agência Imprensa Oficial

SERVIÇO

Museu da Língua Portuguesa

Praça da Luz, s/nº

– Tel. (11) 3221-1820

Ingressos: R$ 4. De terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas