Especial D.O.: Hospital-Dia do Emílio Ribas ganha brinquedoteca

Referência para América Latina em doenças infecciosas, instituto atende mensalmente 800 crianças, a maioria soropositiva

seg, 29/01/2007 - 12h05 | Do Portal do Governo

Casa de bonecas, bancada com ferramentas, mesinhas, peças de encaixe, fantoches, livros, videogames, jogos, escorregador, bonecas, instrumentos musicais, notebooks infantis de personagens famosos como a Xuxa e o Homem Aranha, entre outros brinquedos e equipamentos de áudio e vídeo contrastam com a rotina do lugar. É justamente para essa mudança de ambiente que eles estão ali. Pertencem à nova brinquedoteca do Instituto de Infectologia Emilio Ribas, entregue oficialmente pela Kibon Unilever no último dia 10.

O espaço lúdico foi instalado no setor de Hospital-Dia da unidade de saúde, referência para a América Latina em doenças infecciosas, principalmente aids. “Como esse tipo de enfermidade está cada vez mais caracterizada como crônica, tem aumentado o número de pessoas que utilizam o hospital para eventos rápidos, que não requerem internação”, explica o diretor do Emílio Ribas, Sebastião André de Felice. Ele se refere aos procedimentos realizados no hospital-dia, em geral, terapias invasivas que exigem repouso. “Com a brinquedoteca, podemos tornar essa passagem muito mais agradável para as crianças”, avalia o médico, que também é pediatra.

De 1,2 mil pacientes atendidos mensalmente, em média, nesse setor do hospital, 800 são crianças, a maior parte soropositivas. A doação do espaço faz parte da ação De Coração a Coração, que integra o projeto sócioe/ducacional Criando com Palitos, realizado pela Kibon há mais de 15 anos. Trata-se da realização de atividades interativas em escolas, hospitais e na própria Fábrica da Kibon, nas quais as crianças são estimuladas a construir objetos com os palitos coloridos e flexíveis chamados ‘plastitos’(encontrados nos sorvetes da linha infantil da Kibon). Atualmente, o projeto é realizado em escolas públicas e particulares e hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e nas fábricas das Kibon em SP e Recife.

“A ação De Coração a Coração conscientiza a criança da importância da solidariedade e do respeito ao próximo através da arrecadação de logos do coração da Kibon, que são revertidos na doação de salas de recreação nos hospitais. Assim a criança da escola contribui para a recuperação das crianças internadas, explica a gerente de marketing da empresa, Patrícia Borges. Segundo informa, mais de dez instituições de saúde receberam doações.

Com a aquisição, o Emílio Ribas passa a ter duas brinquedotecas, pois já tinha uma na unidade de internação. Segundo o diretor, ações como essas ajudam a humanizar o ambiente hospitalar, “o que é muito importante para a recuperação dos pacientes”. Tendo acesso a uma brinquedoteca dentro do hospital a criança fica desarmada, mais feliz, e adere melhor ao tratamento”, avalia.

Novos planos

André de Felice informa que a montagem do novo espaço coincidiu com a realização de uma reforma no setor. O Hospital-Dia mudou de área e, com isso, ganhou também mais espaço. Estão nos planos da diretoria, ainda, a instalação de telefones e televisores na unidade. “Já temos na ala de internação”, avisa. O médico ressalta que considera inquestionável, hoje, a importância da colaboração de parceiros para tornar viável o uso de recursos alternativos no tratamento de pacientes. “É o caso da ação da Kibom e de iniciativas como a dos Doutores da Alegria” (grupo de animação, com palhaços, que atua em hospitais), diz.

A diretora de apoio técnico, Hermínia Cecília Castello Pereira, assegura que a repercussão desses recursos entre os pacientes é enorme. Para ela, a existência da brinquedoteca, por exemplo, torna acessível às crianças que fazem tratamento no hospital uma série de brinquedos que, em muitos casos, elas não têm chance ter. “Isso faz com que o ambiente hospitalar deixe de ser hostil”, afirma.

Serviço

Instituto de Infectologia Emílio Ribas

Av. Dr. Arnaldo, 165 – Cerqueira César

Tel. (11) 3062 8966

Simone de Marco

Da Agência Imprensa Oficial