Especial D.O.: Governo se une a iniciativa privada em projeto de capacitação profissional

Primeira turma de servidores se forma no MBA em Gestão Integrada de Tecnologia da Informação

qua, 24/01/2007 - 14h11 | Do Portal do Governo

No final do ano passado, 41 servidores de 16 secretarias do Estado, do Tribunal de Contas e da Assembléia Legislativa receberam o título de especialistas em gestão da tecnologia da informação (TI). A novidade é que esses alunos participaram de um projeto pioneiro, resultado de parceria firmada entre governo do Estado, universidade e iniciativa privada: o primeiro curso de MBA em Gestão Integrada de Tecnologia da Informação. MBA é a sigla para Master of Business Administration. Entre os cursos de pós-graduação lato sensu estão os de especialização, que visam a ampliar a qualificação profissional, e os MBA, direcionados à prática empresarial e formação de executivos.

Nesse projeto, a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), vinculada à Casa Civil, ofereceu a infra-estrutura. As aulas foram ministradas por professores da Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap), enquanto a multinacional CA Brasil – que atua em gestão integrada de tecnologia da informação – colocou à disposição o ambiente tecnológico para o conteúdo prático do curso, com duração de um ano. Os alunos, membros do Grupo Setorial de Tecnologia da Informação e Comunicação do governo, gestores e coordenadores de projetos, foram indicados pelos órgãos em que trabalham e passaram por seleção prévia da coordenação do curso.Educação e tecnologia – Para a diretora executiva da Fundap, Neide Hahn, a parceria trouxe bons resultados e o papel do Estado foi bem definido no processo: “A Fundap é o agente integrador para que as iniciativas possam ser viabilizadas”, esclarece. O superintendente técnico da fundação, Roberto Agune, explica que a proposta do curso era aprimorar conceitos e práticas gerenciais para capacitar os profissionais a atuarem em projetos complexos de tecnologia da informação e comunicação.

Agune informa que a Fundap tem estabelecido parcerias com a iniciativa privada com o objetivo de oferecer cursos e palestras nessa área. Isso possibilitou a capacitação de mais de 3 mil servidores. “Entre 2004 e 2005 as parcerias foram formalizadas entre o governo do Estado, representado pela Casa Civil, e a empresa, tendo a Fundap como interveniente. A partir de 2006 passaram a ser realizadas diretamente com a Fundap, por meio da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica”, explica Agune.

Para ele, a formatura dos alunos do primeiro curso de MBA em Gestão Integrada de Tecnologia da Informação encerrou com chave de ouro a primeira etapa da cooperação bem-sucedida entre governo, empresa privada e escola. “Apostamos na importância da educação para melhorarmos, cada vez mais, a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão, principalmente na área de tecnologia da informação que apresenta evolução rápida e intensa”, avalia.

Quem concorda é o diretor-geral da CA Brasil, Marco Leone: “Acreditamos no cunho social desse investimento, porque a tecnologia é uma importante ferramenta para a melhoria da eficiência do serviço público. A formação de profissionais especializados contribui para a qualidade das atividades do setor, principalmente quando o tema aborda também a gestão integrada de TI, conhecimento fundamental para qualquer profissional da área. A CA tem orgulho de participar dessa iniciativa envolvendo educação e tecnologia”.Grupo bem preparado – O diretor acadêmico da Fiap e coordenador do curso, Gutenberg Araújo Silveira, fala de forma entusiasmada do projeto: “Essa é uma das melhores turmas que já tivemos. O trabalho foi pioneiro e ímpar pela maturidade e experiência profissional dos alunos. Reunimos um grupo bem preparado, com grande conhecimento. Todos vieram com vontade de aprender, de interagir, de descobrir. Vimos um espírito de união muito grande”.

O professor Anderson Tadeu Milochi, coordenador do trabalho de conclusão do curso (TCC), classificou a iniciativa como inovadora e enriquecedora: “Foi muito gratificante. Todos os professores trabalharam e aprenderam muito. Houve rica troca de informações e de experiência, porque os alunos são profissionais que atuam na área de tecnologia, desenvolvendo projetos grandes e significativos. Dificilmente, na iniciativa privada, vemos projetos dessa natureza”.

Troca de conhecimento – O diretor técnico do Departamento de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Fernando de Macedo Duarte, aluno do curso, destaca dois aspectos que considera importantes: a oportunidade de aperfeiçoamento profissional, em virtude da atualidade dos temas abordados, e a integração e troca de experiência entre os gestores de TI dos órgãos estaduais. “Foi importante a convivência com profissionais de perfis diferenciados, vindos de órgãos que têm finalidades diversas”, enfatiza.

Serviço

Mais informações sobre cursos e parcerias podem ser obtidas no site do Comitê de Qualidade da Gestão Pública: www.cqgp.sp.gov.br

Joice Henrique

Da Agência Imprensa Oficial