Especial D.O.: Biblioteca Virtual faz pesquisas grátis para interessados do Brasil e exterior

Ligado à Casa Civil do Governo do Estado, serviço público atende a consultas, específicas ou genéricas

qui, 18/05/2006 - 12h47 | Do Portal do Governo

O óleo de cozinha pode ser prejudicial ao meio ambiente? Quais foram as cotações do dólar de 1912 a 1998? Imagine precisar de respostas para essas questões. Agora, imagine que a ajuda pode vir de um serviço público gratuito e à disposição de qualquer cidadão. Pois é isso que oferece a Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo, serviço que realiza pesquisas para quem faz a solicitação por e-mail ou site. A coordenadora da iniciativa, Regina Fazioli, explica que o projeto foi criado em 1997. Até 2001 prestava atendimento quase exclusivo à administração pública. “Na época, auxiliávamos também a assessoria do governador, que respondia, entre outras atividades, pelo cerimonial do governo”. Lembra de que quando o então primeiro-ministro do Canadá, Jean Chrétien, visitou São Paulo, em 1998, ficou impressionado com a quantidade de informações que o governador do Estado demonstrou ter sobre o seu país. “Isso foi resultado da pesquisa que realizamos”, conta Regina, orgulhosa.

A partir de 2001, a Biblioteca Virtual ampliou seu atendimento ao internauta. Além de informações sobre cidadania, legislação, o Estado e o governo, todo e qualquer assunto pode ser objeto de consulta. “Não há restrição para o serviço de pesquisa”, afirma a coordenadora. Comentando o fato de que ainda há um conceito definitivo sobre a abrangência de atuação de uma biblioteca virtual, Regina diz: “Achamos muito bom, porque assim podemos correr atrás das informações que o nosso cliente solicita”.

Histórico de cidades, publicações em jornais, tipo de sangue de animais, valor da arroba do boi gordo são exemplos de pesquisas solicitadas. Para Regina, isso exemplifica a dimensão do acesso. “Não há limites. Atendemos desde questões específicas até assuntos genéricos”, informa. E não são poupados esforços para se obter a informação solicitada: “Pesquisamos em sites, bancos de dados e, quando necessário, procuramos especialistas no assunto que possam esclarecer a questão”. Além disso, o solicitante pode estar em qualquer país do mundo, basta ter a seu alcance um computador. Já houve consulta de um cidadão argentino da cidade de Córdoba. Outro exemplo é o do belga que queria saber onde encontrar uma réplica do capacete de Ayrton Senna.

Aprendizado constante

A Biblioteca Virtual é um dos serviços do Grupo de Relacionamento aos Cidadãos e Terceiro Setor (GRC), ligado à Casa Civil. Sua atribuição é de atender às demandas do cidadão e do terceiro setor que chegam ao governador do Estado por carta, telefone, e-mail ou pessoalmente. Para se ter idéia da dimensão do serviço, a coordenadora do grupo, Eletra Busato, informa que, de 2004 até esse mês, o GRC recebeu mais de 36 mil cartas. Cabe à equipe da Biblioteca Virtual oferecer atendimento às solicitações encaminhadas via e-mail. Em março, foram 4.104 mensagens eletrônicas recebidas. “Analisamos todos os tipos de pedidos e de reclamações. Nossa função é encaminhar ao órgão responsável e, quando nos compete, responder”, explica Regina.

Equipe de seis profissionais trabalha na Biblioteca Virtual. O estagiário Caio Bendazolli, que cursa Biblioteconomia, fala sobre sua atividade: “O que mais me agrada é poder contribuir para possibilitar o acesso à informação. Recebemos muitos e-mails de agradecimento. Sinto-me útil quando vejo que ajudei uma pessoa a dar um passo em busca da informação e do conhecimento”. O bibliotecário Alexandre Berbe compara seu trabalho a um desbravamento: “Todos os dias temos assuntos novos e diferentes. É muito estimulante”. Sua colega Sandra Hirashiki ressalta a preocupação social de todos: “Aqui nos sentimos como se fôssemos parte de uma biblioteca pública”. Para quem pensa que o trabalho é maçante, Sandra dá o recado: “A monotonia está longe daqui. Temos muito a aprender todos os dias”.

Juliana Santiago, também estagiária e estudante de Biblioteconomia, gerencia o recebimento dos e-mails. “Há denúncias, pedidos de doações e de orientação sobre a atuação de órgãos públicos”. Para Sueli Dutra, estagiária e aluna do curso de Letras, “trabalhar na Biblioteca Virtual tem sido uma verdadeira escola”.

Quem usou, recomenda

O professor de música Mário César Chagas mora em Itapetininga. Interessado em obter informações sobre o Projeto Guri, da Secretaria da Cultura, procurou a Biblioteca Virtual. “A resposta atendeu à minha necessidade e o trabalho foi feito com qualidade. É um serviço valioso”, diz. O sargento Curd Egon Diem, do 25o Batalhão da Polícia Militar de Itapecerica da Serra, solicitou informação, no mínimo, curiosa: quantos litros de água são necessários para lavar uma viatura? Em duas semanas recebeu a resposta. “Ficamos satisfeitos com a pesquisa, que nos ajudou a tomar decisão importante: em vez de pedirmos verba para pagar a lavagem dos veículos do batalhão num lava-rápido, percebemos que seria mais econômico comprar uma máquina de lavagem de alta pressão manual para fazer esse serviço”, conta o sargento.

Paulo de Tarso Custódio Nascimento, secretário da Coordenadoria de Entidades Descentralizadas e de Contratação Eletrônica, da Secretaria da Fazenda, precisava de informação específica sobre um decreto. “Solicitei à Biblioteca Virtual e a resposta foi rápida e clara. Foram muito atenciosos. Esse serviço é excelente e deveria ser mais divulgado”, afirma.

SERVIÇO

Solicitações de pesquisas devem ser encaminhadas para:

E-mail biblioteca.virtual@sp.gov.br, com nome do solicitante, dados para contato, tema da pesquisa, especificação pretendida do assunto e prazo de resposta

Contato com a Biblioteca Virtual:

Telefones (11) 2193-8181, 2193-8147 e 2193-8119

Site www.bv.sp.gov.br.

Joice Henrique

Da Agência Imprensa Oficial