Especial D.O.: Artesanatos e doces no Parque da Água Branca nos dias 12 e 13

Feira da Agricultura é resultado do Programa de Capacitação em Comercialização e Agroindústria Familiar

ter, 08/08/2006 - 11h30 | Do Portal do Governo

O público que visitar o Parque da Água Branca, na zona oeste da capital, nos dias 12 e 13, poderá apreciar artesanatos, frutas, legumes, laticínios, doces, conservas e até ostras frescas produzidos por 325 assentamentos rurais e quilombolas do Estado. Os produtos estarão à venda durante a Feira da Agricultura Familiar.

O evento é resultado do Programa de Capacitação em Comercialização e Agroindústria Familiar, promovido pelo Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Esses agricultores participaram de nove etapas de qualificação. O treinamento começou em setembro de 2004 e incluiu oficinas temáticas e visitas a entrepostos, como Ceagesp de São Paulo e Ceasa de Campinas.

A analista de desenvolvimento agrário na área de formação e capacitação do Itesp, Márcia Regina Andrade, explica que o intuito do curso é fortalecer e buscar alternativas de comercialização da agricultura familiar das pequenas produções rurais. Regularmente são realizadas feiras regionais para a comercialização dos produtos.

Dois eventos grátis

No Parque da Água Branca estão programados dois eventos: a Feira de Agricultura Familiar e o Seminário de Comercialização. Ambos integram a 10ª etapa da capacitação dos agricultores familiares. No seminário, especialistas debaterão as possibilidades de comercialização para a agricultura familiar, planejamento da produção e obstáculos da legislação. O encontro é aberto aos agricultores e profissionais de empresas que atuam na área rural.

A programação inclui relatos de experiências individuais sobre comercialização de produtos in natura, industrializados e artesanais identificados durante as oficinas. No encerramento do primeiro dia do debate (11) será aberta a feira com atividades culturais como apresentação de violeiros e festa religiosa de folia de reis.

SERVIÇO

Parque da Água Branca:

Avenida Francisco Matarazzo, 455 – próximo ao metrô Barra Funda

Seminário de comercialização: dias 11 e 12, das 8 às 19 horas:

Arena do Parque da Água Branca – capacidade para 300 pessoas

Inscrições no próprio local na hora do evento

Feira da Agricultura Familiar:

Dia 12, das 9 às 18 horas, e 13, das 9 às 14 horas

Viviane Gomes – Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)