Especial D.O.: Alunos da rede estadual descobrem o interior paulista durante as férias

Projeto visa a apresentar às crianças o modo de vida de 173 cidades interioranas

qui, 06/07/2006 - 10h40 | Do Portal do Governo

As férias de julho terão um sabor especial para as crianças da rede estadual de ensino. De 10 a 21 julho, 7 mil alunos da rede oficial de ensino da capital, Grande São Paulo e municípios do litoral viajarão para conhecer as paisagens e o modo de vida rural. O projeto é mais uma edição do Redescobrindo o Interior, coordenado pela Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam).

Somente da capital, 1,6 mil alunos visitarão pela primeira vez o interior paulista. O projeto faz parte do Programa Caravanas do Conhecimento, que, durante o Interior na Praia, em janeiro, levou quase 9 mil crianças (vindas de 164 municípios de todas as regiões do Estado) para conhecer o mar pela primeira vez,. Agora, os participantes do Redescobrindo fazem o caminho inverso. As delegações, com 40 crianças cada, de 21 municípios da Grande São Paulo, incluindo a capital, e 15 do litoral, vão para 173 cidades do interior do Estado. Cada delegação leva 20 meninos e 20 meninas, acompanhados por um motorista e monitores inscritos e treinados pelo Cepam.

Cultura e lazer – Durante a visita, as crianças participam de várias atividades culturais e de lazer que lhes permitam vivenciar a identidade cultural interiorana, o modo de vida rural e das pequenas cidades. São programadas visitas a fazendas, áreas de produção de alimentos e laticínios, indústrias regionais, fábricas, plantações, museus, além de brincadeiras, grupos de teatro, oficinas de artes, jogos e passeios. Nos 173 municípios que receberão as delegações, as escolas municipais da rede oficial de ensino foram adaptadas para servir de alojamento às crianças. Estão previstas cinco refeições diárias elaboradas por nutricionistas. Cada alojamento terá um coordenador, responsável por qualquer tipo de emergência. As viagens começam sempre às segundas-feiras pela manhã e o retorno se dá na sexta-feira da mesma semana. Todas as crianças passam por exames médicos antes do embarque. A programação completa das atividades e cidades participantes, com os locais e telefones para contato, está disponível na página do Programa Caravanas do Conhecimento, no site do Cepam www.cepam.sp.gov.br.

Mais de 30 mil crianças beneficiadas

Criado durante o governo Montoro, transformou-se num dos maiores programas de turismo educacional realizado pelo governo do Estado, mobilizando mais de 160 mil crianças entre 1984 e 1990 – período em que foram realizadas oito edições do Interior na Praia e oito do Redescobrindo o Interior. Relançados oficialmente, em 2004, os programas Caravanas do Conhecimento – Interior na Praia e Redescobrindo o Interior foram instituídos em caráter permanente pelo Decreto Estadual nº 50.269, de 1° de dezembro de 2005, sob a coordenação-geral do Cepam. Realizado anualmente em duas etapas, nas férias de janeiro e julho, o programa já atendeu mais de 30 mil crianças.

Parcerias – A iniciativa é do governo do Estado de São Paulo, por meio das secretarias da Economia e Planejamento e da Educação, em conjunto com as prefeituras. A coordenação e execução é da Fundação Prefeito Faria Lima. Conta, ainda, com a parceria das secretarias de Estado da Cultura; de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento; da Juventude; Esporte e Lazer; da Saúde; da Segurança Pública; dos Transportes; e do Turismo, e tem apoio da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp); Departamento de Estradas de Rodagem (DER); Desenvolvimento Rodoviário S/A; e Departamento de Suprimento Escolar (DSE). A Sabesp patrocina o evento.

Da Assessoria de Imprensa do Cepam