Especial Braille: CPTM realiza adaptações em estações e trens para pessoas com deficiência visual

Rede de transporte ferroviário metropolitano terá todos recursos de acessibilidade até 2014

qui, 27/08/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) está adaptando suas estações para receber com maior conforto e segurança os usuários portadores de deficiência visual. As reformas vão desde a instalação de piso tátil até a confecção de um guia em braile que explica todos os serviços do órgão. Até 2014, todas as estações da CPTM estarão devidamente adaptadas com rampas, corrimãos, elevadores, banheiros e piso tátil.

Para melhorar o atendimento às pessoas com deficiência visual, a entidade elaborou um guia em braile. Transcrito e impresso pela Fundação Dorina Nowill, o informativo tem o objetivo de facilitar a locomoção dos usuários. O folder traz a relação de todas as estações da CPTM, inclusive as que possuem integração física e tarifária com o Metrô. Também estão incluídos o mapa do transporte metropolitano – com as linhas do Metrô, de ônibus da EMTU – e as linhas em projeto e futuras estações. Ao todo, foram produzidos cinco mil exemplares, que são distribuídos na própria Fundação e no Posto de Atendimento ao Usuário da CPTM (Barra Funda).

Outra medida para facilitar a acessibilidade é a implantação do piso tátil. O recurso tem a função de auxiliar a caminhada das pessoas com deficiência visual por meio de uma trilha. Na CPTM, o piso e rotas táteis são instalados desde o entorno e acessos da estação até o seu embarque nos trens. Complementam o sistema pisos táteis de alerta e sinalização nas extremidades laterais dos degraus das escadas fixas, além de anéis sinalizadores nos corrimãos das escadas fixas indicadas nas rotas táteis.

A CPTM também criou os mapas em braile com botões. O equipamento contém indicações das estações e informações da linha onde o mapa está instalado. Acima do mapa, há um botão que, quando acionado, alerta um funcionário para ir até o local prestar ajuda. Os empregados responsáveis por essa tarefa são treinados especificamente para a função.

Para completar a série de iniciativa para beneficiar pessoas com deficiência visual, a frota de trens possui sinal sonoro de abertura e fechamento de portas que evita acidentes. Entre os outros serviços oferecidos estão a identificação dos carros em Braile, a criação de um acervo em braile na biblioteca “Embarque na Leitura”, na estação Brás e a instalação de telefones públicos com teclas grafadas em braile.

Estações reformadas

A CPTM inaugurou ou adaptou 11 estações com recursos de acessibilidade até março de 2009. São elas: Autódromo (nova), Primavera-Interlagos (nova), Grajaú (nova), USP Leste (nova), Comendador Ermelino (reconstruída), Jardim Helena-Vila Mara (nova), Itaim Paulista (reconstruída), Jardim Romano (nova), Osasco (adaptação), Presidente Altino (adaptação) e Jurubatuba (adaptação). Algumas estações da Linha 9-Esmeralda – Hebraica-Rebouças, Cidade Jardim, Vila Olímpia, Berrini, Morumbi, Granja Julieta e Socorro – receberam adaptações para atenderem às novas normas de acessibilidade.

Outras três estações da Linha 9, cujos projetos foram executados no início da década de 1980 pela antiga Fepasa, passam por obras de reforma, modernização e adaptações de acessibilidade. São elas: Ceasa, Villa Lobos-Jaguaré e Cidade Universitária. O prazo para conclusão é 2º semestre de 2009.

Da CPTM e Portal do Governo do Estado de São Paulo