Especial 40 anos do Centro Paula Souza: índice avalia qualidade do ensino técnico e tecnológico

Idetec vai medir desempenho de Etecs e Fatecs e será critério para pagamento de bônus a funcionários

qui, 24/09/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

Nos últimos 40 anos, o Centro Paula Souza vem criando novos cursos, vagas, Etecs e Fatecs para proporcionar um ensino profissional de qualidade a todo o Estado. E agora, para saber como anda a implantação deste ensino, o Centro Paula Souza criou o Idetec (Índice de Desenvolvimento do Ensino Técnico e Tecnológico do Estado de São Paulo).

O índice vai medir o desempenho do ensino técnico e tecnológico pelas 166 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e 47 Faculdades de Tecnologia (Fatecs). Será levado em conta critérios como taxa de conclusão de curso e empregabilidade dos formados. Ele será usado ainda para definir o pagamento de bonificação por resultado aos professores e funcionários a partir do ano que vem. Quanto mais alunos uma unidade do Centro Paula Souza conseguir colocar no mercado de trabalho, melhor será sua avaliação e maior a bonificação, que pode chegar a 2,4 salários.

As unidades serão divididas em grupos para avaliação, de acordo com tamanho e tempo de existência. Cada grupo terá uma “benchmark”, que será a Etec ou Fatec com melhor desempenho e será referência para as demais. Cada uma receberá uma meta para os próximos dez anos e terá de se organizar para cumpri-la, submetendo-se a avaliações anuais. Além da meta por unidade, cada profissional será avaliado individualmente pela assiduidade.

Metade da performance será medida com uma pesquisa de satisfação feita com todos os funcionários, professores e alunos. A outra metade será mensurada por critérios como índice de produtividade (relação entre alunos que ingressam e alunos que efetivamente se formam) e empregabilidade um ano após a conclusão do curso, além de indicadores externos. Para as Etecs, será considerado o resultado das escolas no Enem. No caso das Fatecs, valerá o tempo de reconhecimento de seus cursos pelo Conselho Estadual de Educação.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo