Especial 40 anos do Centro Paula Souza: empregabilidade ultrapassa 90% entre formados

Ensino da instituição é destaque no Enem; entre 50 melhores, 38 são Etecs

qua, 23/09/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

Além do número de unidades pelo Estado, principalmente após o plano de expansão da rede, o Centro Paula Souza possui outros números que comprovam a qualidade de seu ensino. De acordo com levantamento do Sistema de Avaliação Institucional (SAI), os tecnólogos formados pela rede têm um índice de empregabilidade de 93,2% e os técnicos de 77,3%. Além disso, segundo a avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2008, entre as 50 escolas públicas estaduais do Brasil com melhor pontuação, 38 são Escolas Técnicas (Etecs).

Empregabilidade das Fatecs passa de 90%

O Sistema de Acompanhamento de Egressos (Saie) revelou que os alunos formados pelas Fatecs do Estado de São Paulo nos cursos de Saúde, Segurança e área Ambiental são os que mais conseguem emprego. A empregabilidade nesta área é ainda maior que a média geral: 96,2%.

Nesta pesquisa, foram entrevistados estudantes formados em 2007, com o objetivo de avaliar o desempenho desses ex-alunos no mercado de trabalho após um ano do término do curso. A empregabilidade aumentou 9,6 pontos percentuais do momento da conclusão até um ano depois da formatura: de 83,2% entre os concluintes, para 92,8% entre os tecnólogos com um ano de formados.

Também cresceu o nível salarial: 17% saíram da faixa de até 3 salários mínimos para receber remunerações maiores. Os concluintes ganham, em média, 4 salários mínimos e após um ano, 5,5 salários mínimos. As grandes empresas são as que mais contratam (40%), seguidas pelas médias (19,5%) e pelo serviço público (18,9%).

Escolas técnicas estão entre as melhores do Enem

Pelo quarto ano consecutivo, as unidades do Centro Paula Souza se destacam no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o Enem, em 2008, entre as 50 escolas públicas estaduais do Brasil com melhor pontuação, 38 são Escolas Técnicas (Etecs). Destas, 14 foram as primeiras colocadas nos municípios onde estão localizadas, superando o desempenho de escolas particulares.

A Escola Técnica de São Paulo (Etesp), com média de 71,35, é 15ª melhor do Estado de São Paulo, entre públicas e privadas. Entre as estaduais, é a primeira. No ranking nacional, é a 2ª entre as estaduais. 

No interior, das 79 Etecs que participaram do Enem, 58 ficaram em 1º lugar entre as estaduais dos municípios em que estão localizadas. Três delas estão entre as dez melhores: Etec Professor Armando Bayeux da Silva, de Rio Claro; Etec Prefeito Alberto Feres, de Araras; e Etec Lauro Gomes, de São Bernardo do Campo.
 
O Ensino Médio no Centro Paula Souza também ganhou destaque nos resultados dos vestibulares das melhores universidades públicas: foram quase 400 aprovados apenas nas instituições paulistas. Além disso, mais de 250 técnicos entraram em Fatecs, seguindo na carreira tecnológica. 

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo