Espaço Cultural Tattersal abre Semana Mundial de Prevenção às Quedas de Idosos

Objetivo do evento é ampliar a discussão e demonstrar a importância do assunto

ter, 22/06/2010 - 14h22 | Do Portal do Governo

O Espaço Cultural Tattersal do Parque da Água Branca foi palco na segunda-feira, 21, da abertura da Semana Mundial de Prevenção às Quedas de Idosos. O evento é uma ação conjunta entre Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (Fussesp) e órgãos públicos estaduais e municipais vinculados ao Plano Estadual para a Pessoa Idosa – Futuridade, coordenado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads). Até sexta-feira, 25, serão realizados debates, palestras e oficinas em diversos pontos da Capital.

Na cerimônia de abertura, participaram a primeira-dama e presidente do Fussesp, Deuzeni Goldman; o secretário da Seads, Luiz Carlos Delben Leite; e o secretário municipal de Participação e Parceria, Francisco Buonafina que representou o prefeito da capital, Gilberto Kassab.

“A Semana Mundial de Prevenção às Quedas é um dos mais importantes eventos voltados aos idosos”, enfatizou Delben Leite. Entre as ações que o Governo de São Paulo tem desenvolvido em prol deste público, citou o Futuridade, o projeto Quero Vida e a Vila Dignidade.

Usando dados da Fundação Seade, o secretário disse que atualmente existem um milhão de pessoas com 70 anos ou mais, e que este número deve quase triplicar até 2020. Ele também destacou que os acidentes seriam responsáveis pela quinta causa de morte entre os idosos, sendo as quedas o motivo de dois terços destes óbitos. “Cair não é normal na velhice. As quedas podem e devem ser evitadas”, afirmou.

A primeira-dama, Deuzeni Goldman, destacou a importância de promover a Semana Mundial de Prevenção, movimento iniciado pela ONG britânica Help the Aged International. “Muitas pessoas não sabem como evitar a queda”, que muitas vezes acontecem por descuido. Em sua fala, citou a presença do médico Egídio Dorea, idealizador da Praça do Idoso, exaltando os benefícios que ela apresenta.  “A Praça é completa porque é autoexplicativa e a pessoa pode utilizar os equipamentos individualmente, sem acompanhamento”, disse. Apostando na proposta, falou do sonho de inaugurar ainda este ano outras mil Praças de Idosos em toda capital.

Abertura

Várias apresentações culturais foram agendadas para a abertura. A primeira foi do Grupo de Violeiros do Espaço de Convivência do Fussesp, composto por cerca de 40 idosos. Entre as seis músicas executadas, tocaram e cantaram “Pastorinhas” (Noel Rosa) e “Flor do Cafezal” (Cascatinha e Inhana). Já o grupo de dança da Oficina Cultural Amácio Mazzaropi, formado por doze senhoras, apresentou coreografias flamencas.

Futuridade

O Plano Estadual para a Pessoa Idosa – Futuridade, coordenado pela Seads, foi criado em 2008 para fazer frente aos desafios do crescente envelhecimento da população paulista e fortalecer a rede de atenção a este público, promovendo a qualidade de vida desta população, em especial aqueles que se encontra em vulnerabilidade social.

Da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social