Espaço cultural de Campinas exibe clássicos de Truffaut

Sessão gratuita acontece na Casa do Lago, de 7 a 11 de abril

seg, 07/04/2008 - 8h03 | Do Portal do Governo

Mulheres, paixão e infância são temas que sempre estiveram presentes nas produções cinematográficas do cineasta François Truffaut. Em seus quase 25 anos de carreira como diretor, já dirigiu 26 filmes. Cinco deles, foram escolhidos pelo Espaço Cultural Casa do Lago para serem exibidos de 7 a 11 de abril, na sessão de cinema gratuita. As sessões, de segunda a quinta-feira ocorrem às 14, 16h30 e 19 horas. Na sexta, as apresentações acontecem em dois tempos: às 14 e 16h30.

Os Incompreendidos abre a “Semana Truffaut”, na segunda-feira (7). Na terça (8), a tela será ocupada por Beijos Roubados. Quarta-feira, dia 8, é a vez de Domicílio Conjugal. A noite Americana foi o filme escolhido para ser apresentado na quinta-feira (10). O ciclo dedicado ao cineasta François Truffaut, um dos maiores ícones da história do cimema do século XX, será encerrado na sexta-feira (11), com As Duas Inglesas e o Amor.

Truffaut foi um dos fundadores do movimento nouvelle vague. Além de diretor cinematográfico foi também roteirista, produtor e ator. Confira (abaixo) a sinopse dos filmes.

Sinopse

Os Incompreendidos (99 minutos) – O filme narra a história do jovem parisiense Antoine Doinel, um garoto de 14 anos que se rebela contra o autoritarismo na escola e o desprezo dos pais Gilberte e Julien Doinel. Rejeitado, Doinel passa a faltar das aulas para freqüentar cinemas ou brincar com os amigos, principalmente René. Com o passar do tempo, vivenciará algumas descobertas e cometerá pequenos delitos em busca de atenção.

Beijos Roubados (90 minutos) – Antoine Doinel (Jean-Pierre Léaud) vai jantar á casa dos pais de Christine Darbon (Claude Jade), a jovem por quem está apaixonado. sendo sucessivamente guarda-noturno, detetive privado e empregado de balcão numa sapataria, Antoine Doinel é um eterno instável tanto na vida profissional como na afetiva… Faz parte de um conjunto de filmes em que Jean-Pierre Léaud interpreta a mesma personagem (Antoine Doinel), desde o filme “Os Incompreendidos” (Brasil) ou “Os 400 Golpes” (Portugal).

Domicílio Conjugal (100 minutos) – Antoine Doinel (Jean-Pierre Léaud) casou-se com Christine Darbon (Claude Jade, Beijos Roubados), que dá aulas de violino. Antoine tinge flores no pátio do prédio onde vivem. Entre os seus vizinhos contam-se um cantor de ópera e a sua esposa, um sequestrador voluntário, um criado apaixonado e um homem misterioso apelidado “o estrangulador”. Antoine muda de profissão e é contratado por uma empresa americana. Christine espera uma criança que se chamará Alphonse. Antoine conhece Kyoko, uma bela japonesa com quem tem uma aventura. Sentindo-se apaixonada, a jovem lhe envia umas flores acompanhadas de uma declaração de amor. As tais flores são recebidas por Christine, que, assim, descobre estar sendo traída pelo marido. Como conseqüência, Antoine se vê obrigado a sair de casa e a passar a viver num quarto de hotel. Com o passar do tempo, a relação com Kyoko vai-se desgastando. Por várias vezes, ele tenta voltar para sua esposa, mas esta não concorda, muito embora no fundo ela continue a amá-lo. As constantes visitas ao seu filho Alphonse, no entanto, vão amolecendo o coração de Christine, de modo que, os dois terminam se acertando.

A Noite Americana (115 minutos) – O filme mostra Ferrand, um cineasta, durante a produção de um filme chamado Je vous presente Pamela, seus imprevistos, atores com ego inflado, problemas de bastidores, e as soluções improvisadas para concluir o projeto a tempo, como por exemplo, furtar um vaso do hotel onde o elenco estava hospedado para compor o cenário da casa da personagem “Pamela”. Durante as filmagens de Je vous presente Pamela, Alphonse e Julie, os atores principais, têm um caso, mas ela não leva o caso adiante. Com ciúme, ele conta ao marido dela, que invade o set de gravação, enquanto o ator ameaça abandonar o projeto — e esse é só um dos problemas que Ferrand tem de enfrentar.

O Espaço Cultural Casa do Lago fica na Rua Érico Veríssimo, s/n, campus da Unicamp. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail ou telefone 19-3521-7017.

Da Unicamp