Espaço Cultural CPTM é palco de festa antecipada do carnaval

A entrada é franca para usuários da CPTM e R$ 2,55 para o público externo

dom, 15/02/2009 - 9h07 | Do Portal do Governo

Abram alas para o 4º Grito de Carnaval CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) do projeto Fala aí, Comunidade. A folia pede passagem no dia 19, no Espaço Cultural, na Estação Brás, com a festa antecipada do grupo Afoxé e das escolas de samba Unidos de Osasco e Grande Osasco.

Cada grupo levará ao público uma mistura musical do carnaval das avenidas, protagonizado pelas escolas de samba, e da festa típica dos bailes e blocos carnavalescos. Seja qual for o estilo, diversão e alegria estão garantidos para o evento.

Afoxé

Com 29 anos de existência, o grupo Afoxé tem sido o responsável pela abertura do desfile do grupo especial em São Paulo, nos sábados. Suas apresentações buscam levar ao público um pouco das histórias e personagens que ajudaram a construir a cultura afro-brasileira, tão presente no carnaval por todo o país.

Neste ano, o Afoxé conta a história do escravo Oxunmarê que ficou conhecido dentro dos mitos africanos pela capacidade de curar doenças. Graças a esse dom, ele passou a ser recompensado, passando de servo a rico.

Com aproximadamente 30 membros, a apresentação é divida entre dançarinas, estandarte e bateria, baseada nos cânticos de Oxunmarê, mostrando ao público da CPTM uma prévia do que poderá encontrar no sábado (21) no sambódromo do Anhembi.

Unidos de Osasco e Grande Osasco

Duas das escolas mais tradicionais da cidade de Osasco se unem para uma apresentação no Espaço Cultural CPTM. Ao som de sambas-enredo próprios de outros anos e algumas músicas famosas de carnaval, o público da Estação poderá reviver e se divertir ao som dos puxadores e da bateria das agremiações.

Sambistas de outras escolas do grupo especial de São Paulo também participarão da apresentação.

Fala aí, Comunidade

Criado em 2006, o “Fala aí, Comunidade” tem o objetivo de estreitar o relacionamento com a comunidade, oferecendo o espaço público para manifestações culturais. Com essa ação, a CPTM incentiva o uso consciente e cidadão do patrimônio público, estimulando também a produção cultural nos 22 municípios atendidos pelos trens metropolitanos.

Serviço

“Fala aí, comunidade”
Local: Espaço Cultural CPTM
Endereço: Estação Brás – Praça Agente Cícero, s/nº
Data: 19/02, quarta-feira.
Horário: a partir das 18h
Entrada franca para usuários da CPTM e R$ 2,55 para o público externo.

Da CPTM