Espaço Cultural CPTM comemora o centenário da imigração japonesa

Com as exposições Flores Urbanas, Lílian Ciola, e Samurais em Origami, de Alzina Cattony

qua, 10/09/2008 - 8h00 | Do Portal do Governo

Com a proximidade da primavera e a comemoração do centenário da imigração japonesa, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) recebe nesta quarta-feira, 10, em seu Espaço Cultural, na Estação Brás, as exposições Flores Urbanas e Samurais em Origami.

Flores Urbanas

É uma realização da artista Lílian Ciola, que se preocupa com a promoção da saúde e cuidados com o meio ambiente. Sua exposição coloca em discussão através de fotos, o ambiente urbano da cidade de São Paulo, defendendo a idéia do cultivo de plantas na metrópole, ajudando a melhorar a qualidade do ar e diminuindo as enchentes em estações chuvosas.

A mostra propõe também chamar o público para a sensibilização visual, valorizando as plantas, flores e árvores nos locais onde vivem, moram e trabalham. Sendo assim, procura transformar o coletivo através da ação individual, enfatizando que, para se manter o verde, tornam-se necessários investimento e tempo. 

Samurais em Origami

A artista plástica Alzira Cattony expõe, através do origami, uma das imagens mais representativas do povo japonês, o Samurai. As catorze dobraduras exibem cenários de batalhas ressaltando principalmente os detalhes nas armaduras destes guerreiros.

Esta é a quinta atração do ano promovida pela CPTM para homenagear o centenário da imigração japonesa. Anteriormente, houve a exposição Arte Coletiva e eventos musicais, que levaram ao público musicas típicas da “terra do sol nascente” como taikô (tambor japonês) e shibu (dança com leque), entre outros. 

O roteiro cultural nas estações da CPTM ainda tem agendadas para o mês de setembro mais atrações, todas a partir do dia 10. Confira a agenda:

Estação Júlio Prestes – Cidades do Imaginário. Presente desde junho na Estação Vila Olímpia, a exposição segue neste mês para a zona leste paulistana. O artista Nino Millán utiliza, edifícios que exaltam movimento, dando a sensação de que quanto mais próximo se estiver de seus monumentos imaginários, melhores a luz e o ângulo da paisagem. Com isso, o visitante poderá manipular cada obra criando a sua moradia ideal, que vai de 1,70 cm, incluindo a base, a 2 metros de altura, com construções totalmente interativas.

Estação Comandante Sampaio – Refrutando. O artista Edson Fragoaz exibe fotografias utilizando montagens com frutas, em uma comparação com os sentimentos humanos.

Estação Cidade JardimMitos Folclóricos (Iemanjá). A artista plástica Marlene Crespo exibe gravuras de uma linda garota de origem africana. Muito popular entre as religiões afro-brasileiras, é tida como rainha dos mares de nosso país e mãe de todos os Orixás.

Estação Santo AndréMitos Folclóricos (Saci e Curupira). As gravuras de Marlene Crespo também estarão no ABC Paulista; só que desta vez representada pelas gravuras dos personagens Saci – Pererê e Curupira.

Estação Dom BoscoOperação Natureza – Córrego Limpo. Exposição realizada pela Sabesp sobre o projeto “Córrego Limpo”, desenvolvido em parceria com o governo estadual e a prefeitura. O programa tem despoluído os córregos de diversas áreas críticas dentro da cidade de São Paulo.

Serviço

Exposições
Data: de 10 a 30 de setembro.
Horário: das 4h à meia-noite
Entrada franca para usuários da CPTM e R$ 2,40 para o público externo.

Da CPTM