Escreve Cartas do Poupatempo já atendeu mais de 210 mil pessoas

Projeto funciona em cinco unidades fixas da entidade

qui, 14/05/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

Um único local onde o cidadão pode emitir RG, Atestado de Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho e Carteira de habilitação. Esse é o Poupatempo, que oferece mais de 400 serviços nas suas unidades para acelerar a emissão de documentos. O que pouca gente sabe é que o órgão também conta com o “Programa Escreve Cartas”. O projeto tem como objetivo ajudar pessoas que não sabem ler e escrever a se comunicar com parentes e amigos que moram longe por meio de cartas escritas por voluntários.

O projeto, que completa oito anos em outubro, possui atualmente 231 voluntários e funciona nas unidades de Santo Amaro, Itaquera, Osasco, Guarulhos e São Bernardo do Campo. Essa iniciativa, que respeita o conceito inclusão do cidadão, nasceu em 1997 e vem ganhando novos investimentos e apoio desde 2007.

De acordo com Tânia Souza Andrade, superintendente de operações do Poupatempo, os interessados em ingressar no projeto, que atende cerca de 1,8 mil pessoas por mês, devem se encaixar em um perfil. “Para se tornar um voluntário é preciso saber ler e escrever, ter boa caligrafia, guardar sigilo das histórias, ser fiel ao que ouve, ter paciência e prazer, não ignorar regionalismos e disponibilizar duas horas por semana ao projeto”, afirma.

O Poupatempo realiza uma seleção para escolher seus voluntários. As vagas surgem sem um período definido, e no momento não há postos disponíveis. Os interessados em ingressar no “Escreve Cartas” devem procurar as unidades que oferecem o serviço, entrar em contato pelo 0800-7723633 ou ainda entrar periodicamente no site do Poupatempo (http://www.poupatempo.sp.gov.br/home/).

Do Poupatempo