Escreve Cartas do Poupatempo abre inscrições para novos voluntários

Para aderir, basta comparecer ao Posto Santo Amaro neste sábado, dia 23 de fevereiro

sex, 22/02/2008 - 9h47 | Do Portal do Governo

Neste sábado, dia 23 de fevereiro, às 9 horas, o programa Escreve Cartas receberá inscrições de novos voluntários, para atuação tanto no Poupatempo Santo Amaro, como nos atendimentos externos realizados em casas de repouso da zona sul.

O Escreve Cartas – que completou seis anos em outubro de 2007 – é um programa que tem como propósito auxiliar os cidadãos com dificuldades em ler e escrever a se comunicarem através de cartas.

Para ser um voluntário do Escreve Cartas o interessado deve se inscrever pessoalmente no Poupatempo. É um trabalho que exige, além de boa caligrafia, muita dedicação, segundo declara a coordenadora técnica do Programa em Santo Amaro, Suely Calazans: “Todo voluntário deve apresentar-se disposto, trabalhar com prazer, ser educado, paciente, saber guardar sigilo do que ouve e escreve e manter-se neutro durante a escrita da carta.”

Histórico:Lançado durante a I Semana de Solidariedade do Governo do Estado de São Paulo, em 2001, o programa Escreve Cartas completou seis anos em outubro de 2007.

Nos Postos Poupatempo Santo Amaro e Itaquera, onde atende o Programa Escreve Cartas, voluntários treinados trabalham redigindo cartas, ajudando no preenchimento de formulários de diversos serviços oferecidos nas Unidades, e também lendo as respostas dessas correspondências.

Além do trabalho no Posto, os voluntários do Escreve Cartas realizam visitas periódicas a casas de repouso para idosos, e levam o serviço para diversas ações sociais na região. No total, o Escreve Cartas já realizou mais de 176 mil atendimentos, desde o lançamento do programa, em 2001, até dezembro de 2007.

Reconhecimento: Em 2002, o Escreve Cartas foi uma das iniciativas premiadas pelo 7º Concurso de Inovações na Gestão Pública Federal – Prêmio Hélio Beltrão, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, pela Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e pelo Instituto Hélio Beltrão. O Concurso elege, anualmente, vinte programas da gestão pública federal com ações de destaque.

No ano seguinte, o Programa Escreve Cartas recebeu o Prêmio Top Social 2003, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB). A quinta edição do Top Social premiou 40 das 197 ações inscritas, homenageando iniciativas sociais que empreenderam programas socialmente responsáveis, com exemplaridade e transformação social.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação, que há mais de 10 anos presta serviços públicos de qualidade aos cidadãos paulistas.

SERVIÇO

ADESÃO DE NOVOS VOLUNTÁRIOS PARA O ESCREVE CARTAS

Local: Poupatempo Santo Amaro

Endereço: Rua Amador Bueno, 276 (próximo ao Largo Treze de Maio)

Data: 23 de fevereiro (sábado)

Horário: 9 horas

Do Poupatempo

(L.F.)