Escreve Cartas comemora 15 anos com mais de 340 mil atendimentos

Programa também auxilia a preencher formulários e elaborar currículos

sáb, 22/10/2016 - 14h27 | Do Portal do Governo

O Escreve Cartas, programa de inclusão que está presente no postos do Poupatempo de Itaquera, Santo Amaro e São Bernardo do Campo, completa 15 anos. Desde o início das atividades, já são mais de 340 mil atendimentos a pessoas que precisaram de ajuda para escrever cartas, preencher formulários ou elaborar currículos.

Criado em 2001, o Escreve Cartas foi inspirado na personagem Dora, interpretada pela atriz Fernanda Montenegro no premiado filme Central do Brasil, de Walter Salles. No longa, Dora escreve cartas para analfabetos na Estação Central, no Rio de Janeiro.

Entre os pedidos mais comuns, está o auxílio para escrever cartas para programas de TV, especialmente os que prometem algum tipo de assistencialismo, como reencontrar parentes ou ajuda financeira. Também são comuns os pedidos de cartas para políticos, reclamando promessas não cumpridas e falando das dificuldades enfrentadas no dia a dia.

Além da escrita de cartas para pessoas analfabetas, o programa auxilia no preenchimento de formulários, a quem tem dificuldades, e na elaboração de currículos, para quem está desempregado e busca recolocação profissional.

A solidariedade, a dedicação e o amor dos voluntários do Escreve Cartas são os traços mais evidentes de quem está disposto a ajudar a escrever uma nova história para aqueles que mais precisam.

Do Portal do Governo do Estado