Escolas terão salas de leitura com monitores em tempo integral

Nova proposta começa a vigorar em fevereiro de 2009 em 500 unidades

qui, 13/11/2008 - 10h20 | Do Portal do Governo

Estratégia inovadora será adotada nas salas de leitura das escolas estaduais a partir desta semana com o objetivo de tornar a atividade mais enriquecedora. Professores em processo de readaptação, isto é, aqueles impossibilitados de permanecerem em salas de aula por motivo de saúde, atuarão como monitores nesses espaços em sistema de plantão de oito horas. A idéia é manter as salas abertas em tempo integral e com atendimento especializado.

A Secretaria da Educação começou a desenvolver a proposta pela Grande São Paulo. A intenção é de que em fevereiro de 2009, no início do ano letivo, aproximadamente 500 escolas da região estejam com suas salas de leitura adaptadas ao planejamento inicial. As unidades escolhidas pela pasta para iniciar o projeto têm espaços destinados à atividade com mais de 25 metros quadrados, mas todos estão fechados. “Queremos alterar o conceito de leitura nas escolas. Vamos criar um mediador da atividade em cada unidade, ou seja, um professor será responsável pelo planejamento de programas com esse intuito para fazer parte do currículo escolar”, afirma a coordenadora de Estudos e Normas Pedagógicas, Valéria Souza.

O projeto da secretaria pretende atingir todas as escolas e os cinco milhões de alunos da rede até o fim de 2010. Os 11,5 mil professores readaptados terão prioridade na escolha para a função em cada diretoria de escola, se estiverem enquadrados nos critérios definidos pela secretaria (leia boxe). Se não houver readaptado na unidade ou ele não se encaixar no perfil, serão definidos docentes temporários substitutos.

“Seria simples abrir as salas de leitura com qualquer profissional. Mas estamos fazendo algo além. Vamos transformá-las em espaço de aprendizagem, de formação de leitores, que permita ao aluno conhecer grandes obras literárias e que ofereça instrumentos de pesquisa”, diz a educadora da secretaria, Maria Salles.

Novos mediadores – O plano também abrange a permissão de que os acervos das escolas sejam emprestados aos alunos. Até outubro último, esse material era considerado patrimônio e não podia ser retirado. Um comunicado autorizou que fossem considerados materiais de consumo e, com isso, ficassem aptos à circulação. Agora, o estudante poderá usar o livro em casa ou em qualquer outro lugar onde tenha tempo para ler.

Das 500 escolas adaptadas inicialmente, 88 vão passar por reformas em suas salas de leitura. A partir de fevereiro, com o lançamento, a secretaria iniciará as reformas nas demais salas em que houver necessidade. A Proposta Curricular do Estado para 2009 trará referências ao uso de salas de leitura pelos professores, com os novos mediadores de leitura. “Hoje, elas são usadas apenas para apoio da atividade. Mas com o professor específico, integrarão a rotina escolar”, finaliza a coordenadora Valéria Souza.

  Mediadores de leitura deverão ter]

– Preferencialmente, licenciatura plena em Língua Portuguesa. Como segunda opção, Letras, Pedagogia, História, Artes e Sociologia

– Exercido magistério em sala de aula por pelo menos três anos

– Participado de cursos da Secretaria da Educação na área de leitura

– Domínio de informática e sistemas informatizados

– Deverão, também, ser inovadores, dinâmicos, freqüentadores de espaços culturais e bem relacionados com a comunidade escolar

Da Secretaria da Educação