Escolas recebem novos balcões para alimentação de alunos

Equipamento self-service estimula aluno para reeducação alimentar

qui, 16/07/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação adquiriu balcões tipo self-service para 250 escolas da rede de ensino. Os primeiros 40 equipamentos serão instalados em agosto. Até o final do ano, outras 210 escolas serão beneficiadas. A iniciativa faz parte do Projeto Sirva-se, criado em 2004, para modernizar os utensílios para a produção e a distribuição da merenda em quase 3 mil escolas. Atualmente, 2,6 mil unidades dispõem dos novos balcões.

“As crianças não conseguem observar a comida nos balcões tradicionais. Nos novos modelos, as abas laterais mais largas ajudam a apoiar os pratos”, afirma a nutricionista do Departamento de Suprimento Escolar (DSE) da secretaria, Monika Manfrini Ferraz Nogueira. A ideia é ajudar as crianças na hora de montar o prato e estimular o aprendizado de quantidade e qualidade. Para se servir, os alunos terão sempre o acompanhamento de um profissional da escola. A secretaria distribui, direta e indiretamente, em torno de 3 milhões de refeições por dia nas escolas estaduais.

Os equipamentos propiciam ainda economia ao Estado. Cada um custa aproximadamente R$ 2.450, enquanto o modelo tradicional cerca de R$ 4 mil.

Da Secretaria da Educação