Escolas recebem manual para identificar alunos superdotados

Secretaria produz livro sobre experiências na rede; escolas terão publicação já para 2009

qui, 11/12/2008 - 14h13 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação lança nesta sexta-feira, 12, o livro “Um olhar para as altas habilidades: construção de caminhos”. Trata-se de uma compilação e um manual sobre alunos superdotados, a ser entregue para todas as 5,5 mil escolas estaduais paulistas.

Nos últimos três anos, a secretaria capacitou profissionais rotineiramente para que alunos superdotados fossem identificados. Por intermédio do Centro de Apoio Pedagógico Especializado (Cape), a pasta formou 270 profissionais – supervisores, assistentes técnico-pedagógicos e professores coordenadores – com o objetivo de difundir conhecimento por toda a rede.Por cerca de um ano os profissionais foram treinados.

A iniciativa pretende identificar alunos super-dotados, focando o aprendizado em temas que sejam necessários ao dia-a-dia dos alunos. Até então os alunos super-dotados da rede estadual de educação eram identificados pelo “feeling” dos professores.

A obra chegará a todas as escolas para trabalho já no início do ano letivo de 2009. “Super-dotado não é aquele aluno que tem facilidade de memorizar fórmulas e decorar datas. O perfil deste aluno envolve muito mais a combinação de sensibilidade, criatividade e capacidade de criar e propor soluções novas para problemas na sala de aula”, afirma Maria Elisabete da Costa, diretora do Cape.

O lançamento do livro será no auditório da Secretaria de Estado

Da Secretaria de Educação