Escolas públicas estaduais terão rede de alta velocidade para acesso à Internet

Protocolo de intenções assinado hoje entre Governo do Estado, Grupo Telefônica e Governo Federal permitirá acesso rápido e sem comprometimento da linh

seg, 29/05/2000 - 19h04 | Do Portal do Governo

Até o fim do ano que vem, todas as 2.170 escolas de 5ª a 8ª série e Ensino Médio da rede pública estadual que têm salas de informática passarão a contar com rede de alta velocidade para acesso à Internet. Isso permitirá que alunos e professores entrem na web sem necessidade de discagem. Além disso, as escolas não precisarão mais dispensar uma linha telefônica para acesso à Internet, já que este passará a ser feito de forma independente, 24 horas por dia. Isso será possível graças a um protocolo de intenções assinado pelo governador Mário Covas, nesta segunda-feira, dia 29, no Palácio dos Bandeirantes, entre o Governo do Estado, o Grupo Telefônica e os Ministérios da Educação e das Comunicações. Para Covas, trata-se de um avanço extraordinário: “O que se faz hoje é dar para 30 mil computadores que existem na rede pública estadual de São Paulo, para os alunos de 5ª a 8ª séries e Ensino Médio, a possibilidade de um acesso extremamente rápido à Internet”, disse. “O que vai permitir a eles não apenas o treinamento que todo o cidadão brasileiro, sobretudo em idade escolar, tem que ter nessa área”. Covas classificou o avanço do uso da tecnologia na Educação, com participação do Governo Federal, como “socialmente justo”.
Atualmente, 2.170 escolas com mais de 500 alunos que receberam o kit de informática entre 1997 e 1998 têm salas ambiente de informática. Destas, 870 já acessam a rede mundial, conhecida como Internet. Com a iniciativa, cerca de 100 mil professores e 3,8 milhões de alunos da Capital e do Interior serão beneficiados. A rede de alta velocidade também vai integrar os 38 Núcleos Regionais de Tecnologia em Educação (NRTEs) e a Secretaria Estadual da Educação. “Nós podemos contar com uma rede eficiente que se torna mais eficiente em razão desse convênio”, lembrou o governador.
Além do acesso grátis à Internet, o Terra, provedor de conteúdo do Grupo Telefônica, garantirá e-mail para professores e alunos, hospedagem para web sites das escolas e conteúdo pedagógico.
O Grupo Telefônica vai oferecer a essas escolas toda a infra-estrutura necessária para o acesso à Internet em alta velocidade, entre 64 e 512 kilobits por segundo, pelo serviço Speedy e da Rede IP. “Isso vai permitir baixar arquivos (downloads) pesados em poucos minutos, além do uso de conteúdos como multimídia, vídeos e sons com muito mais facilidade”, explicou o diretor presidente da Fundação Telefônica, Sérgio Mindlin. “O que se espera é que professores e alunos possam desenvolver projetos que contribuam para a melhoria da Educação”.
“Nossas seis mil escolas hoje já estão informatizadas. Elas já conseguem até mesmo se integrar. Temos cerca de três mil escolas, com parceiros que têm nos ajudado a entrar na Internet, como parte da proposta de informática pedagógica”, apontou a secretária da Educação, Rose Neubauer. “O projeto que temos hoje é oneroso, é feito através de linha telefônica discada, o que tem limitado muito o nosso trabalho e as nossas opções, incluindo a possibilidade de ter Internet disponibilizada 24 horas por dia sem o bloqueio de linha telefônica”, completou.
“O projeto está dividido em três etapas. No final deste semestre teremos a configuração básica do projeto-piloto, com 100 escolas em pleno funcionamento”, disse o presidente do Grupo Telefônica, Fernando Xavier Ferreira. Essas escolas serão definidas pela Secretaria da Educação. “Depois de estar comprovado e testado, agregaremos mais escolas, dando continuidade à expansão”. Até abril de 2001, o projeto será implantado definitivamente em 400 estabelecimentos de ensino. E, até dezembro de 2001, o projeto chegará às 1.670 escolas restantes.
O ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, lembrou que o Governo Federal está promovendo a construção de grandes linhas de fibra ótica para dar a qualidade necessária à universalização dos serviços de Internet. “É uma mudança na qualidade da Educação, com reflexos impressionantes”.
“Estamos assistindo a uma revolução profunda na área da Educação em São Paulo, como o programa de reorganização da rede, com a parceria que montamos para o processo de municipalização da educação”, elogiou o ministro da Educação, Paulo Renato Souza. “O governador Mário Covas teve uma ação nesses cinco anos e meio de Governo profundamente voltada para a Educação e que haverá de deixar marcas extremamente positivas tanto no Ensino Fundamental e Médio, quanto no Ensino Universitário”.