Escolas públicas adotam Programa de Uso Racional da Água

Programa foi implantado em 1.453 instituições de ensino das secretarias municipal e estadual

seg, 09/08/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) realizou nesta sexta-feira, 6, mais uma etapa do treinamento dos gestores da água. O objetivo é treinar colaboradores das escolas para continuarem o trabalho de redução de consumo realizado pelo Programa de Uso Racional da Água (PURA) nas escolas.

Desde junho de 2008, as escolas da rede municipal de ensino de São Paulo economizaram 47,5 milhões de litros de água por mês. Essa redução é resultado do programa que foi implantado em 1.453 instituições de ensino das secretarias municipal e estadual de Educação. O volume é suficiente para abastecer quase 10 mil pessoas.

Dessas 1.453 instituições, 1.232 são da rede municipal e 221, da estadual. Ao todo, 1.402 imóveis ligados à secretaria municipal de Educação irão aderir ao Pura até o final deste ano. Da secretaria estadual, serão 350.

Pelo Programa, a Sabesp realiza pesquisa e correção de vazamentos, programas de educação ambiental, gestão do consumo de água via internet (telemedição) e troca de equipamentos comuns por equipamentos de baixo consumo de água. A companhia também lançou dois manuais para ensinar professores a transmitir conceitos de educação ambiental aos alunos, dentro de cada disciplina. Por meio da cartilha, a escola também poderá fazer a gestão e o controle do consumo de água, evitando desperdícios.

Da Sabesp