Escolas municipais participam do Saresp

As 645 prefeituras poderão implantar metas anuais pelo modelo do Idesp

seg, 16/06/2008 - 13h29 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação decidiu abrir o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) à participação de todos as cidades paulistas. Pela primeira vez, a avaliação de alunos da rede estadual, que acontecerá em novembro, poderá ser aplicada também nas redes municipais de ensino.

Com isso, todas as 645 prefeituras poderão implantar metas anuais para suas escolas, seguindo o modelo do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), lançado há cerca de 1 mês pelo governo do Estado.

O Saresp voltou a ser aplicado pela Secretaria em 2007, após não acontecer em 2006. Avaliou em língua portuguesa e matemática cerca de 2 milhões de alunos de 1ª, 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.

“Aos municípios interessados caberá arcar apenas com o custo de aplicação das provas. Todo processo de elaboração será da Secretaria de Estado da Educação”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Com a possibilidade de avaliar o aprendizado dos alunos e criar metas anuais (juntando o resultado do Saresp e o fluxo), as Prefeituras poderão acompanhar e exigir mudanças a suas escolas.”É a gestão cooperada e compartilhada colocada em prática. A Secretaria está definindo a empresa que irá aplicar a prova, quando as Prefeituras poderão solicitar a inclusão de seus alunos”, diz Maria Helena.

Nova disciplina

A Secretaria também programa para o Saresp 2008 a inclusão de uma disciplina: Ciências da Natureza. Ou seja, além de língua portuguesa e matemática, cerca de 2 milhões de alunos da rede estadual (e agora redes municipais) serão avaliados nesta matéria.”

É um avanço. Consolidamos o Saresp em 2007 e agora vamos amplia-lo. É de extrema importância que a educação seja avaliada, para sabermos onde estamos e onde queremos chegar”, relata a secretária Maria Helena.

No ano passado, a Secretaria possibilitou que o Saresp fosse comparado ao Saeb (avaliação federal da Educação). Neste ano o Saresp poderá ser comparado a ele mesmo, ou seja, ao Saresp 2007. Desta forma será possível verificar se houve evolução dos estudantes e das escolas.

Da Secretaria da Educação