Escolas estaduais terão manual de conservação, limpeza e manutenção

Objetivo da Secretaria de Estado da Educação é que unidades tenham roteiro para manter condições para estudantes

sex, 22/02/2008 - 11h39 | Do Portal do Governo

Todas as 5.500 escolas estaduais recebem a partir desta segunda-feira, 25 de fevereiro, um manual de conservação, limpeza e manutenção. O objetivo da Secretaria de Estado da Educação é padronizar estes afazeres, para que as unidades mantenham condições adequadas para os cerca de 5,5 milhões de estudantes da rede.

De maneira objetiva, a obra traz dicas e informações importantes que contribuirão inclusive para a economia de recursos na hora das manutenções. Com o título “Roteiro para Conservação de Edifícios Escolares da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo”, foi elaborado por técnicos da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão vinculado à Secretaria.

“Essa atuação preventiva é essencial para que sejam evitados grandes problemas, que muitas vezes prejudicam o andamento das aulas. Até agora não existia um manual de conduta, o que fazia muita falta. Agora há um roteiro preventivo de ações”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Cerca de 5,7 mil exemplares impressos do roteiro já foram entregues às Diretorias de Ensino, que repassarão às escolas. “Com as indicações dadas por esse roteiro, os administradores poderão eliminar pequenos problemas do dia-a-dia e prevenir danos aos prédios”, afirma o presidente da FDE, Fábio Bonini Simões de Lima.

A Secretaria também disponibilizará o manual em seu site (www.educacao.sp.gov.br), em versão para download (arquivo pdf).

Da Secretaria da Educação

(L.F.)