Escolas estaduais terão aulas sobre a importância dos idosos

Parceria entre Secretarias da Educação e de Desenvolvimento Social garante capacitação de professores da rede estadual

qua, 13/02/2008 - 12h19 | Do Portal do Governo

As Secretarias de Estado da Educação e de Assistência e Desenvolvimento Social fecharam parceria para que os cerca de 5,5 milhões de alunos dos Ensinos Fundamental e Médio de escolas estaduais recebam informações e aprendizado sobre a chamada Terceira-Idade. As duas pastas fecharam que já neste ano os professores serão capacitados, para que o conhecimento seja repassado aos alunos.

O objetivo é que os alunos recebam informações e discutam questões sobre o envelhecimento, sobre a importância dos idosos para a sociedade. Violência contra idosos, relações entre gerações e o Estatuto do Idoso são alguns dos temas a serem abordados nas aulas para incentivar a conscientização sobre o envelhecimento, no espaço escolar e nos ambientes familiar e comunitário.

O projeto faz parte de um plano elaborado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social composto por dois eixos: o Futuridade Educação, responsável pela inserção do assunto nas escolas e inclusão digital dos idosos e, o Futuridade Município, que formará uma rede de atendimento a estas pessoas.

“É extremamente importante que as crianças e adolescentes aprendam a valorizar a Terceira-Idade, saibam sobre a importância dos idosos para a sociedade. Na escola este aprendizado pode ser estimulado, assim como em casa, com os pais ou responsáveis”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Da Secretaria da Educação

(L.F.)