Escolas Estaduais recebem novas matrículas durante o ano todo

Após a matrícula, o aluno será encaminhado para uma das escolas mais perto de sua residência, onde houver vaga

sáb, 25/08/2018 - 13h14 | Do Portal do Governo

As escolas estaduais de São Paulo recebem novas matrículas durante todo o ano. Para quem está fora da rede de ensino estadual paulista, mas deseja fazer parte dos mais de 3,7 milhões de estudantes, basta se matricular em dia do ano letivo e em qualquer uma das escolas.

O cadastro é presencial e pode ser feito na escola mais próxima de casa ou local de trabalho. É preciso apresentar documento de identidade original (Certidão de Nascimento ou RG) e comprovante de residência.

O responsável deve procurar qualquer escola pública e solicitar a inscrição. O aluno, então, será encaminhado para uma das escolas mais perto de sua residência, onde houver vaga.

 

Educação para Jovens e Adultos

Para os adultos, o Estado tem a Educação para Jovens e Adultos (EJA). É uma das opções para quem está atrasado com os estudos e pretende regularizar a situação, para dar sequência na formação.

Com duração de quatro semestres dividido em termos, a EJA é aberta a estudantes com idade mínima de 15 anos. Já o Ensino Médio é voltado a candidatos acima de 18 anos, e sua conclusão se dá em três semestres.

Além da atenção ao currículo oficial, o projeto propõe aulas que dialogam com a vida profissional e o cotidiano dos alunos.

 

Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos

Outra opção para quem quer conquistar o diploma são os CEEJA (Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos, com presença flexível). Nas 31 unidades, em funcionamento em diferentes regiões, o participante recebe os roteiros de estudos e deve comparecer à escola quantas vezes forem necessárias para obter orientações.

Nas aulas presenciais, o aluno pode tirar as dúvidas com os professores, além de frequentar oficinas e realizar as avaliações parciais e finais.