Escolas estaduais realizam “Dia do Saresp” nesta segunda

Educadores farão discussões e análises sobre resultado da avaliação aplicada em 2009 e definirão ações de intervenção para este ano

seg, 16/08/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

As 5,5 mil escolas da rede estadual de ensino de São Paulo realizarão nesta segunda-feira, 16, o “Dia do Saresp”. Nesta ação, os diretores, coordenadores e professores irão se reunir em suas respectivas unidades para discutir a avaliação dos alunos no Saresp 2009 (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Também definirão as ações visando a melhoria da qualidade do e as metas estipuladas para a avaliação deste ano, que será realizada nos dias 17 e 18 de novembro.

“O objetivo é incentivar as escolas a fazerem uma auto-análise, com base no resultado dos seus alunos no Saresp, e estudarem propostas para melhoria da aprendizagem com intuito de atingir as metas estipuladas”, diz o secretário da Educação, Paulo Renato Souza.

O Dia do Saresp na escola inicia a reflexão sobre os resultados da avaliação, cujo desdobramento deve acontecer nas reuniões de HTPC (Horários de Trabalho Pedagógicos Coletivos) subsequentes, conforme plano a ser elaborado por cada unidade. Para isso, a Secretaria da Educação, por meio do site do Programa São Paulo Faz Escola (http://www.saopaulofazescola.sp.gov.br), oferece aos educadores vídeos que falam sobre a importância da avaliação estadual, seus conceitos e análise dos dados de 2009 em cada uma das disciplinas.

Saresp 2010

Neste ano, além dos estudantes da rede estadual, participarão do Saresp 87 escolas particulares, que arcarão com os custos da avaliação, e alunos de escolas municipais de 538 cidades, que pelo segundo ano consecutivo terão acesso gratuito ao exame. No ano passado, 582.778 crianças e jovens de 3.226 escolas em 532 municípios fizeram a prova, custeada pelo Governo do Estado de São Paulo, com investimento de R$ 7,1 milhões. A alta adesão por parte das redes municipais de ensino atesta a credibilidade do sistema de avaliação do governo estadual.

“O intuito do Saresp é oferecer um parâmetro de qualidade que permita diagnosticar a situação de suas escolas, acompanhar a evolução da qualidade de ensino ao longo dos anos e desenvolver políticas públicas voltadas para a melhoria da aprendizagem dos alunos. Assim, construímos juntos, Estado e municípios, uma educação cada vez mais sólida e eficaz”, salienta Paulo Renato.

A partir dos resultados do Saresp, a Secretaria da Educação calcula o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) de todos os níveis de ensino de cada escola das redes municipais e as respectivas metas desse indicador para o ano seguinte. Cada secretaria municipal pode, contudo, utilizar os dados fornecidos para criar indicadores e estipular metas conforme seus próprios critérios.

O Idesp é calculado a partir dos indicadores de desempenho e de fluxo. O indicador de desempenho é medido por meio da proporção dos alunos em cada nível de proficiência, medida pelo Saresp. O indicador de fluxo é medido pela taxa de aprovação média de cada ciclo.

Com base nos resultados dos países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), foram calculadas metas a serem atingidas pelas escolas da rede estadual de ensino até 2030. Neste prazo, o objetivo é que o Ensino Fundamental ciclo I atinja nota 7,0 no Idesp, o Ensino Fundamental ciclo II alcance o patamar de 6,0 e que o Ensino Médio obtenha nota 5,0 no índice. Partindo do Idesp de cada ano, estipulam-se as metas de cada escola para o ano seguinte com base no tempo restante para atingir a meta de longo prazo. Com o Idesp e os respectivos objetivos, cada escola pode acompanhar sua evolução ano a ano.

Com esses indicadores os gestores municipais podem estabelecer programas de incentivo à melhoria da qualidade de suas escolas pautados nos resultados de desempenho dos alunos, como o Bônus por Resultados, implementado pelo Governo do Estado. Cabe às gestões locais a decisão de divulgar os resultados do Saresp e do Idesp de suas escolas.

Prova

A prova, que será realizada nos dias 17 e 18 de novembro, é voltada a estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos/2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual, além de alunos de escolas municipais e particulares que aderirem à avaliação. O objetivo é aferir o domínio das competências e habilidades básicas em língua portuguesa e matemática previstas para o término de cada ano/série. Também serão aplicadas avaliações de ciências para alunos dos 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e ciências da natureza (física, química e biologia) para os alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual.

Para o 3º ano do Ensino Fundamental, as questões de língua portuguesa e matemática serão predominantemente abertas. Para os 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e para a 3ª série do Ensino Médio, as questões para cada disciplina avaliada serão de múltipla escolha, sendo que para língua portuguesa haverá também uma proposta de redação. O tema da redação para o 5º ano será um relato de experiência pessoal. Para o 7º ano será uma carta pessoal e para o 9º ano e a 3ª série do Ensino Médio, um artigo de opinião.

Serão aplicados diferentes tipos de cadernos de prova para cada um dos anos/séries e respectivas disciplinas. Para a rede estadual, haverá também aplicação de prova com questões abertas de matemática destinada a uma amostra de alunos dos 5º, 7º, 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

As provas serão realizadas nos três períodos (manhã, tarde e noite), no horário de início regular das aulas, e terão duração mínima de três horas.

Sobre o Saresp

O Saresp é uma avaliação externa realizada desde 1996, pela Secretaria da Educação, com a finalidade de fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública de ensino paulista, com o intuito de orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

A avaliação é o componente mais relevante do Idesp, calculado por meio de uma fórmula que combina o desempenho dos alunos nas provas do Saresp (o quanto aprenderam) e o fluxo escolar (em quanto tempo aprenderam), variando numa escala de zero a dez. A cada ano a Secretaria da Educação fixa uma meta de evolução do Idesp para cada segmento do ensino dentro de cada escola. As equipes (tanto professores como profissionais de apoio) das escolas que superam as metas ganham um bônus de até 2,9 salários por ano a mais. Dessa forma, cada profissional da rede estadual que atua nessas unidades poderá ganhar praticamente 16 salários anuais.

Em 2009, o Saresp teve a maior participação em toda a sua história, contabilizando cerca de 2 milhões de alunos em cada um dos três dias de prova. A edição contou com a participação de escolas particulares e municipais. A participação das escolas municipais foi custeada pelo Governo do Estado, que investiu R$ 7,1 milhões para esse fim. Os resultados obtidos contribuíram para que o conjunto das cinco mil escolas da rede estadual superasse amplamente a meta estabelecida pelo Idesp, que era 2,58 para o ano de 2009, chegando a um índice de 2,79 – um crescimento de 9,4% em relação aos 2,55 de 2008.

Da Secretaria da Educação