Escolas estaduais irão vacinar estudantes contra o vírus do HPV

Adolescentes precisam apresentar a autorização da família e o cartão de vacinação ou um documento de identificação

sáb, 15/03/2014 - 12h02 | Do Portal do Governo

Pensando na prevenção das estudantes e também da comunidade escolar, a Secretaria da Educação abre a partir de hoje, 15, as escolas estaduais para vacinar meninas entre 11 e 13 anos contra o papiloma vírus humano (HPV). O trabalho de vacinação é realizado em parceria com a Secretaria da Saúde e os municípios. A meta é chegar a 500 mil meninas.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Além disso, estão previstas ações nas 2,3 mil unidades que integram o programa Escola da Família, como jogos, gincanas e palestras para alertar sobre os riscos de contágio pelo vírus do HPV e de outras doenças sexualmente transmissíveis. Os projetos relacionados à saúde e bem-estar, como alimentação saudável e exercícios físicos, já fazem parte do cronograma das unidades.

LEIA TAMBÉM
Alckmin fala do início da campanha de vacinação contra o HPV

A primeira etapa da campanha nacional vai até o dia 10 de abril. Mas, para garantir a proteção completa contra o vírus, estão programadas outras duas doses: a segunda aplicação deve ser feita em 6 meses e a terceira, em 5 anos. Para ser vacinada na escola, a adolescente precisa apresentar a autorização da família e o cartão de vacinação ou um documento de identificação

Todas as 5 mil escolas da rede estadual receberam orientações e informações sobre a vacinação. Uma vídeo-conferência, envolvendo gestores das 91 Diretorias de Ensino em todo Estado, foi realizada para prestar esclarecimentos e tirar dúvidas. O objetivo é garantir que pais, alunos e comunidade escolar tenham acesso às orientações e informações sobre a vacinação.

Do Portal do Governo do Estado