Escolas estaduais desenvolvem programa de integração latino-americana

Alunos passam a contar com o apoio cultural e material dos panamenhos

sex, 25/05/2007 - 11h52 | Do Portal do Governo

Integrar a América Latina por meio de uma rede de intercâmbio de cultura e educação é parte de uma série de iniciativas que visam intensificar a cooperação entre a rede estadual de ensino do Estado e os países da América do Sul e Caribe. Uma dessas ações ocorreu ontem na Escola Estadual Jardim Bronzato, na zona Sul da Capital paulista. A unidade escolar, que foi inaugurada em fevereiro, passou a chamar-se Escola Estadual República do Panamá. Com a mudança do nome, os 1.077 alunos da unidade passam, também, a contar com o apoio cultural e material dos panamenhos, por meio de doação de livros, equipamentos, entre outros, além de troca de informações e cultura entre os dois países.

A EE República do Panamá atende alunos do ensino fundamental e médio. A troca do nome ocorreu por ocasião da visita do presidente da República do Panamá, Martín Torrijos Espino, ao Brasil. A primeira-dama do Panamá, Vivian Fernández de Torrijos, esteve presente à cerimônia de descerramento da placa de denominação da escola. Emocionada, a primeira-dama disse em seu discurso que “somente uma educação de qualidade nos primeiros anos de vida abre caminhos e alternativas mais justas que podem acabar definitivamente com a exclusão social”.

Início

De acordo com Salvador Arriola, cônsul do México e Presidente do Grupo Latino-Americano de Cônsules da América Latina e Caribe (Grulac), a idéia de criar um grupo que investisse fortemente em educação e cultura surgiu em 1993 no Rio de Janeiro, mas, segundo ele, por causa da burocracia não vingou. Então, os cônsules latino-americanos, em São Paulo, decidiram criar o Grulac, que existe apenas há oito meses. “Nossa primeira tarefa é identificar e apoiar as escolas batizadas com o nome dos países do continente ou de heróis ou personagens ibero-americanas cujos consulados estejam instalados em São Paulo”, explica Arriola.

Existem na rede estadual de ensino 25 escolas com nomes desses países ou de personagens iberoamericanos e Arriola espera expandir a rede para todas as capitais latino-americanas, a partir da experiência adquirida em São Paulo.

Carmen Vitória Amadi Annunziato, secretária-adjunto da Secretaria Estadual da Educação, disse que alguns países como Peru, Argentina e Colômbia aguardam a tramitação do procedimento de adoção. O Grulac desenvolve projeto de ações de interesse coletivo e já oferece apoio às unidades escolares que integram a rede.

O apoio é realizado por meio de ações de incentivo ao ensino da língua espanhola, tendo em vista a edição da Lei Federal 11.161/2005 que prevê a implantação gradativa deste idioma até 2010. A Secretaria da Educação prevê, ainda, a ampliação do número de Centros de Estudos de Línguas, enquanto o Instituto Cervantes, parceiro da iniciativa, adotará um programa de capacitação e aperfeiçoamento para os professores de espanhol.

Arriola disse que o convênio promoverá intercâmbio cultural de professores e alunos das escolas da rede ibero-americana e escolas de países da América Latina, além da doação de material de apoio. Durante a cerimônia, foram doados livros e cinco computadores à E.E.da República do Panamá.

Maria Lúcia Zanelli

Da Agência Imprensa Oficial