Escolas ensinam alunos sobre alimentação saudável por meio do cultivo de hortas

Iniciativa está prevista em Projeto de Lei aprovado pela Assembleia Legislativa

sáb, 04/06/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado foi autorizado, por meio do Projeto de Lei nº 267/2009, aprovado nesta última semana pela Assembleia Legislativa, a implantar hortas em todas as escolas públicas de São Paulo. Pela proposta, o programa será desenvolvido pela Secretaria da Educação, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e terá como principal objetivo melhorar os hábitos alimentares dos estudantes, além de proporcionar contato com a terra e as plantas. Agora, o projeto segue para sanção do governador Geraldo Alckmin. 

A iniciativa foi comemorada na rede estadual paulista. Isto porque algumas escolas já cultivam hortas, como objeto de estudo para as aulas de ciências da natureza. “Dessa forma os alunos podem observar na prática o conteúdo ensinado em sala de aula. Também trabalhamos a questão da conscientização sobre o meio ambiente e os benefícios de uma alimentação rica em hortaliças”, comenta João Jazinski, diretor da Escola Estadual Bibliotecária Terezine Arantes Ferraz, localizada na zona norte da capital, que desde setembro de 2010 desenvolve o projeto. 

Assistidos pelos professores, os estudantes participaram de todo o processo, desde o preparo da terra, passando pela semeadura, pelo transplante de mudas, até a colheita. “Atualmente, temos almeirão, rúcula, milho, alface, cenoura, catalônia, couve. Tudo que colhemos é preparado na merenda. E a aceitação dos alunos é excelente”, afirma o diretor.

Na Escola Estadual Rogério Lázaro Toccheton, em Itu, os estudantes são responsáveis pelo plantio da horta orgânica, cultivada para estudo na própria escola, mas que também contribui com o fornecimento de verduras frescas para as refeições na unidade. “Adotamos a técnica de produção de alimentos orgânicos como ponto de partida para uma sociedade mais sustentável. Ao colaborar com parte do fornecimento de verduras para a merenda, os alunos, de fato, se sentem parte do processo. Ficam orgulhosos”, disse Jurema Coelho Mattiello, coordenadora da unidade.

Com o projeto, os estudantes aprenderam técnicas como terraplanagem, construção de canteiros, produção de mudas de hortaliças, utilização de adubo orgânico para enriquecimento do solo, controle natural de pragas, entre outros pontos que envolvam a manutenção de uma horta sustentável. 

Após a colheita, todos podem conferir o resultado na merenda, saboreando uma salada fresquinha, produzida naturalmente. “É muito mais saborosa e saudável. Sem contar que o plantio não agride o meio ambiente”, comenta Sabrina Miranda Talgatti, de 11 anos, aluna da 6ª série da Escola Estadual Rogério Lázaro Toccheton. A adolescente gostou tanto de participar do projeto que resolveu repetir a experiência em casa, com a família. “Plantei feijão, abóbora e melancia. Já fizemos três colheitas e todos em casa gostaram muito”, disse.   

Da Secretaria da Educação