Escolas de Jacareí usarão blog para reforçar conteúdo pedagógico

Professores passarão por curso para aprender a linguagem da ferramenta on-line

ter, 15/09/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

Os professores das escolas de Jacareí, na região administrativa de São José dos Campos, vão aderir aos blogs. Para pegar carona na esteira da comunicação via web, adotada pelos estudantes da rede estadual de ensino, os docentes da diretoria de Jacareí vão passar por um curso de capacitação para aprender a linguagem dos blogs. A ideia é utilizar essa ferramenta para reforçar o conteúdo pedagógico transmitido em sala de aula. 

“Nossos alunos têm amplo acesso à Internet nas salas de informática do Programa Acessa Escola. Por isso, temos que aproveitar este meio para oferecer tarefas complementares e recomendar sites que possam acrescentar à disciplina”, afirma o secretário Paulo Renato Souza. 

O curso será dividido em quatro temas: internetando e blogando na sala de aula; blogs e situações de aprendizagem; hipertexto e gêneros digitais; e blogando e aprendendo. A atividade será conduzida por profissionais de português, inglês e tecnologia da própria rede estadual de ensino e é voltado para docentes do Ciclo II (5ª a 8ª séries) e do Ensino Médio. 

Integração digital 

A Secretaria da Educação já está totalmente integrada ao mundo digital. No portal da secretaria, os pais podem consultar o boletim do aluno e ficar por dentro das novidades das escolas da rede. Para os professores, são transmitidas videoconferências ao vivo na página da Rede do Saber (http://www.rededosaber.sp.gov.br). 

Também é possível receber notícias da secretaria pelo twitter. Usuários que utilizam esta rede social adicionam o perfil da pasta e ficam atualizados em tempo real. Até o momento, a secretaria tem mais de 1.000 seguidores. 

Confira alguns blogs voltados à complementação do conteúdo de sala de aula: http://apresblogspedagogicos.blogspot.com

Da Secretaria da Educação