Escolas da rede recebem doações para campanha do agasalho

Neste ano, objetivo da ação é obter roupas limpas e em bom estado de conservação

seg, 19/07/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

Com o aumento do frio, também é hora de colocar a solidariedade em prática, contribuindo para a Campanha do Agasalho 2010. Há diversos locais de doação espalhados por todo o Estado, entre eles as escolas da rede estadual, que todo ano colaboram com a ação. Embora a maior parte das unidades esteja em recesso até o dia 26 deste mês, as escolas participantes do programa Escola da Família continuam recebendo doações aos finais de semana, quando abrem seus portões para atividades comunitárias.

Levantamento parcial feito pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp) aponta que somente em cerca de 80 municípios já foram registradas mais de 200 mil peças arrecadadas em escolas estaduais.

Neste ano, como o foco da campanha é a qualidade das roupas, o percentual de desperdício das peças foi reduzido em 25%, passando de 35% no ano passado para somente 10% neste ano, segundo a coordenadora da Campanha do Agasalho no Fussesp, Regina von Christian. “Estamos muito satisfeitos com a melhoria na qualidade das roupas doadas pela população. Desta forma, promovemos uma campanha cidadã, pois devolve à pessoa mais carente, por meio da roupa boa, a cidadania que, em algum momento da vida dela, ela perdeu”, afirma.

“Reforçamos junto às escolas o mote ‘Solidariedade com Qualidade’, já que neste ano o objetivo da campanha não é bater metas numéricas, mas sim conseguir peças limpas e em bom estado de conservação”, ressalta Rose Louback, assessora técnica da Cenp (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas) e coordenadora da campanha na secretaria.

Além dos agasalhos arrecadados nas caixas de papelão colocadas nas cerca de 5.300 escolas da rede estadual, a Secretaria da Educação promoveu seu tradicional bazar de inverno nos dias 6 e 7 deste mês no qual foram comercializadas 1.800 peças confeccionadas nas oficinas do programa Escola da Família. A renda obtida no bazar, cerca de R$ 7.000, será revertida em peças de roupa para a Campanha do Agasalho. Também foram doadas para a ação cerca de 1.500 peças que não foram vendidas durante o bazar.

O Programa Escola da Família promoverá ainda, em parceria com o Comitê da Campanha do Agasalho 2010 e do Colégio Dante Alighieri, no próximo dia 31 (sábado), um leilão beneficente de colchas confeccionadas pelos participantes do programa. Serão leiloadas cerca de 80 colchas em patchwork, parte delas com motivos da Copa do Mundo. O leilão será realizado às 15 horas do dia 31 no Colégio Dante Alighieri, localizado na alameda Jaú, 1.061.

As doações arrecadadas durante a campanha _nesta edição protagonizada pelos jogadores Dentinho, do Corinthians; Pierre, do Palmeiras; Neymar, do Santos e Cicinho, do São Paulo_ serão encaminhadas para cerca de 1.800 instituições cadastradas no Fussesp, como creches, asilos, albergues e casas para deficientes físicos ou dependentes químicos. As escolas participantes também repassam as peças doadas para as instituições dos municípios onde estão localizadas e para os próprios alunos carentes da rede estadual paulista.

Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas por meio do site www.campanhadoagasalho.sp.gov.br  ou pelo twitter, no endereço  www.twitter.com/agasalhe.

Da Secretaria da Educação