Escolas da capital terão descontos de 25 % na conta de água

Programa já proporcionou uma redução média de 56% no consumo de água

qua, 07/04/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

A partir do mês de abril, 22 escolas estaduais da capital terão desconto de 25% na conta de água. O abatimento é um prêmio pelo fato de as unidades terem atingido a meta de economia estipulada pelo Pura (Programa de Uso Racional da Água), da Sabesp, implantado desde setembro de 2009 em 350 escolas na cidade de São Paulo, com investimento de R$ 10,9 milhões da Secretaria de Estado da Educação.

A redução no consumo é resultado de medidas, como conserto, manutenção e substituição de equipamentos hidráulicos, além de palestras educativas sobre o uso consciente da água. O Pura faz parte do projeto Escola de Gestão da Secretaria, que visa conter desperdícios e tornar os gastos mais eficientes.

Em média, desde a implantação do programa, as escolas tiveram uma redução de 56% no consumo de água (o equivalente a 207,95 m³). Mais escolas devem ser premiadas com o abatimento na conta de água à medida que atingirem as metas. Ainda nesse primeiro semestre de 2010, está prevista a inclusão de outras 200 escolas da Grande São Paulo. Para isso, a Secretaria deve investir mais R$ 10 milhões no programa. 

Da Secretaria da Educação