Escolas comemoram o Dia Internacional de Combate às Drogas

Secretaria preparou material didático para ser discutido em sala de aula

sex, 26/06/2009 - 13h30 | Do Portal do Governo

A rede estadual de ensino realiza diversas atividades nesta sexta-feira, 26, em comemoração ao Dia Internacional de Combate às Drogas. A data foi criada em 1987 pelo Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crimes (UNODC).

Para promover um debate ente alunos e professores, a Secretaria da Educação produziu extenso material didático sobre prevenção ao uso de drogas e o distribuiu para as 91 Diretorias de Ensino.

Entre as informações apresentadas, estão dados do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) que revelam que o álcool e o tabaco são as substâncias mais utilizadas entre os adolescentes.  “O educador deve começar cada vez mais cedo o trabalho de prevenção em sala de aula”, diz o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.

A ação faz parte do Programa Prevenção Também Se Ensina, implantado pela Secretaria para conscientizar os jovens sobre os perigos das drogas lícitas e ilícitas. Desde 1996, a Secretaria capacita educadores para atuar junto à comunidade escolar na elaboração de projetos de prevenção. Periodicamente são enviados materiais específicos para as oficinas pedagógicas das escolas.

Além disso, a Secretaria atua ao lado da Polícia Militar por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), com realização de palestras.  

Sistema de proteção escolar  

Em maio deste ano, a Secretaria lançou o plano antiviolência batizado de Sistema de Proteção Escolar. O plano inclui diversas ações no combate à violência no ambiente escolar. O pacote de medidas inclui o Manual de Procedimentos e o Manual de Conduta Escolar, dois importantes instrumentos que servirão de referência para a convivência nas unidades.

Os materiais mostram as normas de conduta e os procedimentos que devem ser adotados pelas escolas estaduais diante de situações de conflito. A ideia é orientar e qualificar a atuação de professores, diretores e funcionários diante de situações que oferecem risco à comunidade escolar. Todas as 5,3 mil escolas da rede estadual receberão o material.