Escola usa celular para informar pais sobre frequência dos filhos

Em iniciativa pioneira, escola de Osvaldo Cruz integra chamada eletrônica com mensagens para telefone celular

sex, 27/11/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

A Escola Estadual Osvaldo Martins, em Osvaldo Cruz, amplia a utilização de  recursos tecnológicos para aperfeiçoar seu sistema de ensino. Depois de instalar um leitor biométrico e inovar com a chamada eletrônica, agora chegou a vez do uso do celular para informar os pais sobre a frequência dos filhos.  Para o ano letivo de 2010, a escola irá sincronizar o aparelho leitor de digitais com mensagens de celulares para que os pais fiquem sabendo se seus filhos chegaram ou não na escola. “Já fizemos os testes necessários e o sistema está funcionando perfeitamente. A partir do ano que vem, os pais que tiverem seus telefones cadastrados saberão se seus filhos estão na escola”, diz o diretor Sidney Zenaro.

O sistema funciona da seguinte maneira: ao chegar na escola o aluno deixa a digital no leitor biométrico. Em seguida, os dados são importados para o computador e uma relação que registra a frequência dos alunos é levada para os professores de cada classe. Depois, os dados são repassados para a internet e as mensagens são enviadas automaticamente para os telefones dos pais.

Zenaro lembra que somente os pais que concordarem com o procedimento e que fornecerem o número dos celulares poderão receber as mensagens. “Fizemos uma pesquisa e apuramos que 93% dos pais possuem telefone celular. Acredito que esta seja uma forma rápida de informá-los e deixá-los mais tranquilos.”

Da Secretaria da Educação