Escola Estadual vira referência em gestão para o Brasil

Unidade está entre as 6 finalistas do Prêmio Nacional de Referência em Gestão

qua, 13/08/2008 - 9h05 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação tem uma de suas escolas entre as seis com melhor gestão do Brasil. É o que indica o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, da Unesco e da Fundação Roberto Marinho.

A escola estadual Professor Antonio Perches Lordello, na cidade de Limeira, disputa o “título” com concorrentes de todo o Brasil.

Concedido anualmente nos âmbitos estadual e nacional, o prêmio tem a finalidade de melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos e estimular a melhoria do desempenho das escolas. A escola de Limeira venceu outras 42 concorrentes em todo Estado, após passar por uma avaliação rigorosa, baseada nos seguintes critérios: metodologia pedagógica, administração de verbas, tipos de incentivos para promoção de professores e funcionários, envolvimento de pais e comunidade e resultados educacionais.
A escola, referência em qualidade em Limeira, recebeu visitas técnicas. Seus membros – direção, funcionários e alunos – concederam entrevistas. Pela conquista estadual a escola receberá prêmio em dinheiro. Sua diretora, Patrícia Helena de Campos Buck, visitará escolas nos Estados Unidos.
“A s ações sociais são fundamentais para alcançar o objetivo.

Dentro da escola há projetos para limpeza, união dos alunos e solidariedade, que é desenvolvido diariamente. A conscientização dos alunos é o diferencial”, afirma a diretora Patrícia.

Alguns projetos se destacam na escola Perches. O “Limpeza, União, Zelo, Educação e Solidariedade” (Luzes) é desenvolvido diariamente. Preconiza a responsabilidade pela limpeza da unidade. Não raro, após o intervalo as funcionários não precisam nem mesmo varrer o chão do pátio.

A Gincana da Solidariedade é outro exemplo que une diversão e cidadania. Além do auxílio às instituições, os estudantes montam cestas básicas entregues aos alunos mais carentes da própria escola. O projeto “Alma”, que pretende prevenir o consumo de álcool e drogas, é outro diferencial. “Não focamos apenas no aluno. Muitas vezes os pais e os irmãos é que estão com o problema”. Outro exemplo é o “Pró-Óleo”. Todas as sextas-feiras os alunos levam óleo caseiro usado para transforma-lo em produtos de limpeza destinado à doação.

O resultado da final do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar sairá no final de setembro. “Queremos que bons exemplos, como o da escola Perches, sejam referência para a rede. Projetos inovadores e com resultados comprovados precisam ser constantemente incentivados”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Da Secretaria da Educação