Escola estadual vence desafio da Bolsa de Valores de São Paulo

Competição simula aplicação de dinheiro numa bolsa de valores

ter, 01/12/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

Alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Tenente Ariston de Oliveira, do Jardim das Rosas, localizada no extremo sul de São Paulo, superaram estudantes de outras escolas e foram os grandes vencedores do Desafio BM&F Bovespa, realizado no sábado, 28, no centro de São Paulo. Os cinco alunos campeões enfrentaram a concorrência formada predominantemente por alunos de colégios particulares e conquistaram um feito inédito: são os primeiros alunos de uma escola estadual a vencer o desafio.

A competição se baseava em simulações de aplicação de dinheiro na Bolsa de Valores. Com a vitória, o grupo recebeu R$ 25 mil, que serão investidos em ações, desta vez no mundo real. “Vamos formar um grupo de investimento e utilizar esses conhecimentos para tentar multiplicar esse dinheiro”, afirma o professor de matemática Antônio Dorival Pereira Leite, que foi o mentor dos alunos e também trabalha como administrador de empresas.

A diferença entre a rentabilidade alcançada no desafio pela primeira colocada para as outras escolas foi enorme. Os alunos representantes da rede estadual chegaram à marca de 82,25%, enquanto as demais não alcançaram nem 50%. No entanto, para o professor Antônio, a importância da vitória vai muito além do prêmio em dinheiro: “O grande mérito desse trabalho foi mostrar a esses jovens, que moram em uma região muito carente e conhecem poucos exemplos de sucesso à sua volta, que eles têm capacidade para fazer aquilo que quiserem. Elevar a auto estima deles é algo que não tem preço”, afirma.

De acordo com Antônio, seus alunos tinham pouca ou nenhuma familiaridade com o universo da Bolsa de Valores antes de entrarem no concurso. Depois de ficar sabendo sobre o desafio por meio de um panfleto que chegou até a escola, ele recrutou os cinco alunos e os convenceu a participar. “No começo eles até relutaram um pouco com medo de não conseguirem alcançar as minhas expectativas. Isso porque, desde o começo, eu dizia que eles poderiam vencer”, conta. Após a inscrição, a equipe da escola do Jardim das Rosas foi selecionada, passou por uma etapa classificatória e diversas palestras antes de chegar à final.

Um dos integrantes da equipe, o aluno Eduardo Alves Bittencourt, de 18 anos, trabalha como auxiliar administrativo e já pensa em pagar a faculdade com o dinheiro de futuros investimentos. “Começarei a investir com certeza. Tenho que aproveitar esses meus conhecimentos para tentar ter uma vida mais estável e quem sabe até pagar a faculdade de administração que pretendo fazer”, diz o jovem que se diz um bom aluno na maioria das matérias.

Outra escola estadual, a EE Professor Carlos Cattony, também da capital, ficou com o quinto lugar na competição.Da Secretaria da Educação