Escola estadual promove projeto que estimula socialização dos alunos

Atividades em unidade do município de Campinas contam com o incentivo da equipe de educadores e oferecem acolhimento

seg, 30/07/2018 - 20h27 | Do Portal do Governo

Na Escola Estadual Marechal Mallet, em Campinas, no interior paulista, o projeto “Acolher” oferece apoio ao valorizar a presença dos estudantes, por meio da socialização de forma harmoniosa e responsável. Isso possibilita aos alunos maior rendimento intelectual e menor evasão escolar.

As ações na Unidade de Ensino Fundamental – Ciclo I contam com o incentivo da equipe de educadores, ao levar em consideração o estágio de desenvolvimento de cada jovem. A estratégia está organizada em cinco pilares: as boas-vindas, a execução semanal do Hino Nacional Brasileiro, a sexta-feira talentosa, a despedida e os direitos e deveres.

Estímulo

Todas as atividades buscam estimular nos alunos o sentimento de pertencimento ao ambiente escolar, além de interações entre todos os frequentadores da instituição de ensino.

“Após a implementação do projeto, houve uma alteração significativa no comportamento dos alunos”, ressalta a vice-diretora da unidade, Elisandra Teixeira Marcondes. Segundo ela, as crianças se organizam para que as atividades ocorram positivamente, inclusive o show de talentos.

“Eles são muito organizados nessa questão, pois vêm aqui, falam nome, série e o dia que se apresentarão. Então, todos os alunos se sentam e aguardam para saber o que acontecerá na apresentação”, completa.

Pertencimento

Na ação “Boas-vindas!”, todo estudante que se matricula na unidade de Campinas é recebido pelos agentes de organização escolar, gestores e professores, o que desperta o sentimento de acolhimento, pertencimento e faz com que se sintam importantes para o coletivo.

Na execução do Hino Nacional, os alunos aprendem a postura correta diante da bandeira e a letra da canção. Por sua vez, a “Sexta-feira Talentosa” chama a atenção. Na ocasião, funcionários e jovens podem se expressar por meio da arte.

Vale destacar que o interessado se inscreve com uma semana de antecedência. As performances englobam música tocada ou cantada, dança, teatro, além da declamação de um poema próprio ou de outros.

A escola já tem uma dupla de cantoras de sucesso: Leticia dos Santos Ravavo e Mayara Cristina Castelli, ambas com dez anos de idade. “Na realidade, eu canto em quase todo lugar. Teve um dia que eu e minha amiga Mayara fizemos um trabalho em que cantamos em todas as salas”, destaca a aluna Leticia. “Eu senti vergonha, mas eu acho que o melhor é fechar os olhos e pensar que a gente está cantando no chuveiro, para não rirmos. Porque a minha amiga Mayara quase não cantou, ela só riu”, relembra a estudante.

No momento da “Despedida”, alunos e professores descem para o pátio e aguardam os pais e responsáveis. Todos se posicionam, em fila, dez minutos antes do término do período, seja manhã ou tarde. Por fim, é realizada a atividade do “Direitos e Deveres”, uma roda de conversa sobre o que é preciso fazer para se ter um ambiente harmonioso dentro e fora da escola.

De acordo com a equipe pedagógica, por meio da ação, os participantes refletem sobre a convivência, bem como quanto a comportamentos adequados e desejados. O que é mencionado segue para um mural, de modo que os alunos façam uma leitura diária do combinado.